> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Bom dia
Sexta-Feira , 11 de Outubro de 2024
 
>> Avaliação Interna

Como avaliar? Essa é a principal questão discutida nos artigos disponíveis, nesta seção que enfocam a Avaliação Interna. Este tipo de procedimento é de responsabilidade da escola e visa a obter um diagnóstico do processo de ensino e aprendizagem dos alunos, em relação à programação curricular prevista e desenvolvida em cada nível e etapa de escolaridade. Um desses artigos, por exemplo, trata da questão da avaliação da aprendizagem no regime da progressão continuada.

   Artigos

Quem tem medo da progressão continuada? Ou melhor a quem interessa o sistema de reprovação e exclusão social? Rose Neubauer.

É proibido repetir. Rose Neubauer e Cláudia Davis. Revista Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo: Fundação Carlos Chagas, jan./jul. 1993.

Avaliação da aprendizagem e progressão continuada: bases para construção de uma nova escola. Zilma de Moraes Ramos de Oliveira. Revistas de Estudos e Avaliação Educacional, São Paulo: Fundação Carlos Chagas, jul./dez., 1998. p. 7-12.

Avaliação e aprendizagem. Cartas aos professores coordenadores pedagógicos: dilemas da prática cotidiana. São Paulo: SE/CENP, 1999. p. 63-74.

Avaliação da aprendizagem do ponto de vista técnico-científico e filosófico-político. Léa Depresbiteris. Série Idéias n. 8, São Paulo: FDE, 1998. p. 161-172.

Avaliação e aprendizagem. Raízes e Asas fascículo 8, São Paulo: CENPEC, 1995. 23p..

Para uma avaliação construtivista. Lino de Macedo. Escola em Movimento: Série Argumento, São Paulo: SE/CENP, 1994. p. 123-129.

Avaliação mediadora: uma relação dialógica na construção do conhecimento. Jussara Maria Lerch Hoffmann. Série Idéias n. 22, São Paulo: FDE, 1994. p. 51-59.

Verificação ou avaliação: o que pratica a escola? Cipriano Carlos Luckesi. Série Idéias n. 8, São Paulo: FDE, 1998. p. 71-80.

Avaliação participativa. Jacobo Waiselfisz. Série Idéias n. 8, São Paulo: FDE, 1998. p. 59-66.

Participação e avaliação em uma sociedade democrática multicultural. Mere Abramowicz. Série Idéias n. 22, São Paulo: FDE, 1994. p. 35-44.

Significado de avaliação para mães de uma escola estadual da região central de São Paulo. . Heloisa Szymanski. Série Idéias n. 22, São Paulo: FDE, 1994. p. 69-74.

Repensando a avaliação da aprendizagem no curso noturno. Mere Abramowicz. Série Idéias n. 25, São Paulo: FDE, 1998. p. 119-133.

Planejamento e avaliação na escola: articulação e necessária determinação ideológica. Cipriano Carlos Luckesi. Série Idéias n. 15, São Paulo: FDE, 1992. p. 115-125.

O Professor e o supervisor ante a avaliação da aprendizagem. Zélia D. Mediano. Série Idéias n. 8, São Paulo: FDE, 1998. p. 81-93.

A importância dos conteúdos sócio-culturais no processo avaliativo. Terezinha Azerêdo Rios. Série Idéias n. 8, São Paulo: FDE, 1998. p. 37-43.

Subsídios para uma reflexão teórica acerca da prática avaliativa. Maria Laura P. Barbosa Franco. Série Idéias n. 8, São Paulo: FDE, 1998. p. 119-126.

Avaliação escolar - limites e possibilidades. Clarilza Prado de Souza. Série Idéias n. 22, São Paulo: FDE, 1994. p. 89-90.

A avaliação educacional. Ana Maria Avela Saul. Série Idéias n. 22, São Paulo: FDE, 1994. p. 61-68.

Avaliação da aprendizagem: teoria, legislação e prática no cotidiano de escolas de primeiro grau. Sandra Maria Zákia Lian Sousa. Série Idéias n. 8, São Paulo: FDE, 1998. p. 106-114.

Pesquisando sobre avaliação na escola básica. Menga Lüdke. Série Idéias n. 6, São Paulo: FDE, 1992. p. 85-91.

Avaliando uma escola de 1º grau. Menga Lüdke. Série Idéias n. 8, São Paulo: FDE, 1998. p. 94-105.

Prática escolar: do erro como fonte de castigo ao erro como fonte de virtude. Cipriano Carlos Luckesi. Série Idéias n. 8, São Paulo: FDE, 1998. p. 133-140.

----  voltar ao topo  ---------------------------------------------------------------------------

   Links

Avaliação
http://www.luckesi.com.br/artigos.htm
Entrevistas e artigos de Cipriano Luckesi sobre avaliação da aprendizagem

Avaliação
http://www.contemporaneo.com.br/leitura/artigos/avaliacao.pdf
Entrevista com Jussara Hoffman – o quê o professor precisa mudar na sua concepção de avaliação para desenvolver uma prática  de avaliação mediadora.

Avaliação Formativa e seu sentido de melhoria do processo ensino-aprendizagem
http://www.centrorefeducacional.com.br/avaforma.htm
Trata do descompasso da prática educativa com os avanços teórico metodológicos na  área da avaliação.

Os avanços da avaliação no século XXI
http://www.cenpec.org.br/modules/editor/arquivos/c8a0633f-4d01-eae6.pdf
Trata da questão do descompasso da prática educacional com as inovações teórico-metodológicas na avaliação.

Sala de aula e avaliação: caminhos e desafios. Regina Shudo.
http://www.educacional.com.br/articulistas/regina0001.asp
A autora faz algumas reflexões sobre a aprendizagem, avaliação, formação do professor e concepções de avaliação.

Avaliar para crescer
http://novaescola.abril.uol.com.br/ed/138_dez00/html/avaliacao.htm
Traz a importância da avaliação para a superação das dificuldades dos alunos. Apresenta também a íntegra das entrevistas de Charles Hadji, Celso Vasconcelos e Antonio Zabala. Traz ainda a experiência desenvolvida por alguns colégios da cidade de São Paulo.

----  voltar ao topo  ---------------------------------------------------------------------------