Como avaliar? Essa é a principal questão
discutida nos artigos disponíveis, nesta seção
que enfocam a Avaliação Interna.
Este tipo de procedimento é de responsabilidade da
escola e visa a obter um diagnóstico do processo de
ensino e aprendizagem dos alunos, em relação
à programação curricular prevista e desenvolvida
em cada nível e etapa de escolaridade. Um desses artigos,
por exemplo, trata da questão da avaliação
da aprendizagem no regime da progressão continuada.
Artigos |
|
Quem tem medo da
progressão continuada? Ou melhor a quem interessa o sistema
de reprovação e exclusão social? Rose Neubauer.
É proibido repetir.
Rose Neubauer e Cláudia Davis. Revista Estudos em Avaliação
Educacional, São Paulo: Fundação Carlos
Chagas, jan./jul. 1993.
Avaliação da aprendizagem
e progressão continuada: bases para construção de uma nova
escola. Zilma de Moraes Ramos de Oliveira. Revistas de
Estudos e Avaliação Educacional, São
Paulo: Fundação Carlos Chagas, jul./dez., 1998.
p. 7-12.
Avaliação e aprendizagem.
Cartas aos professores coordenadores pedagógicos: dilemas
da prática cotidiana. São Paulo: SE/CENP, 1999. p. 63-74.
Avaliação da aprendizagem
do ponto de vista técnico-científico e filosófico-político.
Léa Depresbiteris. Série Idéias n. 8, São Paulo: FDE, 1998.
p. 161-172.
Avaliação e aprendizagem.
Raízes e Asas fascículo 8, São Paulo:
CENPEC, 1995. 23p..
Para uma avaliação
construtivista. Lino de Macedo. Escola em Movimento: Série
Argumento, São Paulo: SE/CENP, 1994. p. 123-129.
Avaliação
mediadora: uma relação dialógica na construção
do conhecimento. Jussara Maria Lerch Hoffmann. Série
Idéias n. 22, São Paulo: FDE, 1994. p. 51-59.
Verificação
ou avaliação: o que pratica a escola? Cipriano
Carlos Luckesi. Série Idéias n. 8, São Paulo: FDE, 1998. p.
71-80.
Avaliação
participativa. Jacobo Waiselfisz. Série Idéias
n. 8, São Paulo: FDE, 1998. p. 59-66.
Participação
e avaliação em uma sociedade democrática
multicultural. Mere Abramowicz. Série Idéias
n. 22, São Paulo: FDE, 1994. p. 35-44.
Significado de avaliação
para mães de uma escola estadual da região central
de São Paulo. . Heloisa Szymanski. Série
Idéias n. 22, São Paulo: FDE, 1994. p. 69-74.
Repensando a avaliação
da aprendizagem no curso noturno. Mere Abramowicz. Série
Idéias n. 25, São Paulo: FDE, 1998. p. 119-133.
Planejamento e avaliação
na escola: articulação e necessária determinação
ideológica. Cipriano Carlos Luckesi. Série
Idéias n. 15, São Paulo: FDE, 1992. p. 115-125.
O Professor e o supervisor
ante a avaliação da aprendizagem. Zélia
D. Mediano. Série Idéias n. 8, São Paulo:
FDE, 1998. p. 81-93.
A importância
dos conteúdos sócio-culturais no processo avaliativo.
Terezinha Azerêdo Rios. Série Idéias n.
8, São Paulo: FDE, 1998. p. 37-43.
Subsídios para
uma reflexão teórica acerca da prática
avaliativa. Maria Laura P. Barbosa Franco. Série
Idéias n. 8, São Paulo: FDE, 1998. p. 119-126.
Avaliação
escolar - limites e possibilidades. Clarilza Prado de
Souza. Série Idéias n. 22, São Paulo:
FDE, 1994. p. 89-90.
A avaliação
educacional. Ana Maria Avela Saul. Série Idéias
n. 22, São Paulo: FDE, 1994. p. 61-68.
Avaliação
da aprendizagem: teoria, legislação e prática
no cotidiano de escolas de primeiro grau. Sandra Maria
Zákia Lian Sousa. Série Idéias n. 8,
São Paulo: FDE, 1998. p. 106-114.
Pesquisando sobre
avaliação na escola básica. Menga
Lüdke. Série Idéias n. 6, São Paulo:
FDE, 1992. p. 85-91.
Avaliando uma escola
de 1º grau. Menga Lüdke. Série Idéias
n. 8, São Paulo: FDE, 1998. p. 94-105.
Prática escolar:
do erro como fonte de castigo ao erro como fonte de virtude.
Cipriano Carlos Luckesi. Série Idéias n. 8,
São Paulo: FDE, 1998. p. 133-140.
---- voltar ao topo ---------------------------------------------------------------------------
Links |
|
Avaliação
http://www.luckesi.com.br/artigos.htm
Entrevistas e artigos de Cipriano Luckesi sobre avaliação da aprendizagem
Avaliação
http://www.contemporaneo.com.br/leitura/artigos/avaliacao.pdf
Entrevista com Jussara Hoffman – o quê o professor precisa mudar na sua concepção de avaliação para desenvolver uma prática de avaliação mediadora.
Avaliação Formativa e seu sentido de melhoria do processo ensino-aprendizagem
http://www.centrorefeducacional.com.br/avaforma.htm
Trata do descompasso da prática educativa com os avanços teórico metodológicos na área da avaliação.
Os avanços da avaliação no século XXI
http://www.cenpec.org.br/modules/editor/arquivos/c8a0633f-4d01-eae6.pdf
Trata da questão do descompasso da prática educacional com as inovações teórico-metodológicas na avaliação.
Sala de aula e avaliação: caminhos e desafios. Regina
Shudo.
http://www.educacional.com.br/articulistas/regina0001.asp
A autora faz algumas reflexões sobre a aprendizagem, avaliação, formação do professor e concepções de avaliação.
Avaliar para crescer
http://novaescola.abril.uol.com.br/ed/138_dez00/html/avaliacao.htm
Traz a importância da avaliação para a
superação das dificuldades dos alunos. Apresenta
também a íntegra das entrevistas de Charles
Hadji, Celso Vasconcelos e Antonio Zabala. Traz ainda a experiência
desenvolvida por alguns colégios da cidade de São
Paulo.
---- voltar ao topo ---------------------------------------------------------------------------
|