> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Café Cultural
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Bom dia
Quinta-Feira , 30 de Outubro de 2014
>> Avaliação Interna
   
 
Para uma avaliação construtivista

Lino de Macedo


O pensamento infantil desenvolve-se - segundo Piaget - gradualmente, através de uma sucessão de estágios. Em cada um destes a criança constrói conceitos, dentro das possibilidades que cada um lhe permite. Tais noções, no entanto, podem não corresponder às consolidadas no mundo científico adulto. Mas, da perspectiva do pensamento infantil, estão perfeitamente de acordo com seu estágio de desenvolvimento. Como conciliar estes dois pontos de vista? Como respeitar o modo como o pensamento da criança se desenvolve e, ao mesmo tempo, ensinar de forma cientificamente correta ?
É sobre o desafio de conciliar uma perspectiva estrutural -que é comum a todos, universal - e uma perspectiva funcional - específica de cada um, singular - que Lino de Macedo trata neste texto.
O autor propõe que estes dois pontos de vista devem ser considerados de forma complementar e indissociável no processo ensino-aprendizagem e na prática avaliativa.
Só assim se estará realizando uma avaliação verdadeiramente construtivista.

Clique aqui para ler o texto na íntegra. Para isso você precisa ter o programa Acrobat Reader. Para instalá-lo, clique aqui.

Publicação: Escola em Movimento: Série Argumento. São Paulo: SE/CENP, 1994.
Páginas: 123-129

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





 Download do      arquivo

Clique aqui para baixar o Acrobat Reader

 A perspectiva de Jean Piaget.
 MACEDO, Lino.

 PIAGET, Jean.

 Jean Piaget