"A Escola é tida pelos estratos populares
como o único meio de acesso às camadas superiores,
e tanto a própria instituição escolar
como as aprendizagens que lá se adquirem são
muito valorizadas."
"Ao se considerar sem atributos para continuar na
Escola, a criança confere legitimidade aos objetivos
do processo de ensino, às técnicas pedagógicas
e ao próprio processo de avaliação propostos
pela Escola. E é nessa legitimação do
fracasso que os sistemas educacionais reproduzem a ordem social
(BORSOTTI, 1982)."
"Uma das condições que a Escola impõe
é o acompanhamento feito pelas famílias. As
crianças que não dispõem desse atendimento
em casa ficam, porém, prejudicadas. Isso significa
que elas chegam em casa sem o processo de aprendizagem completo;
mas, nem a Escola nem a família assumem isso e, na
avaliação final, é julgada por incompetência
primeiramente a criança e, depois, a família
- que, no caso, assume a culpa, já que tem responsabilidade
pela criança."
"Parodoxalmente, no entanto, os pais estão
afastados do processo de avaliação, pois têm
de sair correndo atrás dos professores para saberem
ao menos as notas obtidas pelos filhos. As notas altas são
por sua vez, auto-explicativas, mas as baixas não dizem
nada - e é isso o que os pais querem saber quando solicitam
maior participação no processo de avaliação."