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Quinta-Feira , 18 de Abril de 2024
>> Avaliação Interna
   
 
A importância dos conteúdos socioculturais no processo avaliativo

Terezinha Azerêdo Rios


Por que na escola se ensinam determinados conteúdos? O que determina a escolha? Quais os critérios envolvidos?
A autora deste texto desafia-nos a refletir porque convidamos nossas crianças a se ocuparem de determinados conteúdos e não de outros. Focaliza a discussão em alguns pontos importantes como: o que se ensina, para que se ensina, por que se ensina, como se ensina, quem ensina e a quem se ensina.

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"Ao viver determinadas situações, deparamo-nos com inúmeros obstáculos, mas só alguns, entretanto, merecem a denominação de problema - são aqueles que têm uma significação especial em nossa existência e precisam sair de nosso caminho."

"Os conteúdos não são de quaisquer natureza - são conteúdos selecionados/propostos por determinados sujeitos, que mantêm determinadas relações sociais, e que nelas estabelecem formas de atuação peculiares, fundadas em valores criados por eles próprios. Portanto, há importância nos conteúdos, mas é preciso indagar: que conteúdos são importantes? Que conteúdos socioculturais importam na instituição escolar?"

"Não existe "aula expositiva" ou "discussão em grupos" sem um conteúdo; não há na escola regras de gramática ou "Revolução Industrial" sem uma forma de "transmiti-las" aos alunos. E não se "transmite" nada, de "jeito" algum, sem haver uma intenção, uma finalidade."

"O homem é um ser que inventa necessidades. Ele é o ser para o qual o mundo, tal como é, não basta. Então, o mundo social, cultural, histórico, é um mundo pleno de necessidades criadas. São elas que movem a ação e as relações dos indivíduos. E, tal como essa ação e relações, as necessidades estão permanentemente sendo recriadas, transformadas."

"Esta nossa reflexão terá sido valiosa, se tiver indicado que não é no relevo do conteúdo ou da forma que está o cerne da questão. Isto porque há algo essencial: não se pode desvincular conteúdo e metodologia na escola."

"É importante ter em vista (isso), para trazer o conhecimento que o aluno não tem (do contrário não precisaria da escola) e que precisa concretamente ter (por isso está na escola) para participar de sua sociedade."

Publicação: Série Idéias n. 8. São Paulo: FDE, 1998
Páginas: 37-43

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