"Ao viver determinadas situações, deparamo-nos
com inúmeros obstáculos, mas só alguns,
entretanto, merecem a denominação de problema
- são aqueles que têm uma significação
especial em nossa existência e precisam sair de nosso
caminho."
"Os conteúdos não são de quaisquer
natureza - são conteúdos selecionados/propostos
por determinados sujeitos, que mantêm determinadas relações
sociais, e que nelas estabelecem formas de atuação
peculiares, fundadas em valores criados por eles próprios.
Portanto, há importância nos conteúdos,
mas é preciso indagar: que conteúdos são
importantes? Que conteúdos socioculturais importam
na instituição escolar?"
"Não existe "aula expositiva"
ou "discussão em grupos" sem um conteúdo;
não há na escola regras de gramática
ou "Revolução Industrial" sem uma
forma de "transmiti-las" aos alunos. E não
se "transmite" nada, de "jeito" algum,
sem haver uma intenção, uma finalidade."
"O homem é um ser que inventa necessidades.
Ele é o ser para o qual o mundo, tal como é,
não basta. Então, o mundo social, cultural,
histórico, é um mundo pleno de necessidades
criadas. São elas que movem a ação e
as relações dos indivíduos. E, tal como
essa ação e relações, as necessidades
estão permanentemente sendo recriadas, transformadas."
"Esta nossa reflexão terá sido valiosa,
se tiver indicado que não é no relevo do conteúdo
ou da forma que está o cerne da questão. Isto
porque há algo essencial: não se pode desvincular
conteúdo e metodologia na escola."
"É importante ter em vista (isso), para trazer
o conhecimento que o aluno não tem (do contrário
não precisaria da escola) e que precisa concretamente
ter (por isso está na escola) para participar de sua
sociedade."