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Boa noite
Sexta-Feira , 02 de Dezembro de 2022
>> Avaliação Interna
   
 
É proibido repetir

Rose Neubauer e Cláudia Davis


Este texto apresenta uma análise da implantação do Ciclo Básico (CB) nos Estados de São Paulo e Minas Gerais. São apresentados os históricos, os resultados e as possíveis razões das dificuldades enfrentadas na época da introdução desta inovação. Um dos principais obstáculos relatados foi a resistência à mudança na concepção da avaliação.
A idéia básica do Ciclo Básico era a de propiciar às crianças um processo de aprendizagem contínuo e sem retrocessos, principalmente no que se refere à leitura e à escrita. Para isso, todavia, era de fundamental importância que também a avaliação passasse a ser concebida de forma processual, exigindo uma transformação das concepções de ensino-aprendizagem.
Tal obstáculo deve-se, segundo as autoras, a uma "cultura da repetência", existente no Brasil. Essa cultura estaria baseada em idéias pedagógicas do final do século XIX.
Desde a implantação do Ciclo Básico, em 1985, houve muitos avanços na rede pública de educação do Estado de São Paulo. Entretanto, muitas das reflexões presentes neste texto ainda são bastante pertinentes, principalmente no que se refere ao entendimento da progressão continuada.

http://www.educacao.sp.gov.br/diretor/livros_artigos/
pro_rep.htm

Publicação: Revista Estudos em Avaliação Educacional. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, jan./jul. 1993.
Páginas: 5-44

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