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Bom dia
Sábado , 20 de Abril de 2024
>> Avaliação Interna
   
 
Avaliação e aprendizagem

 
Neste texto, os autores discutem uma nova maneira de se pensar avaliação. Questões como "O quê avaliar? Para que avaliar? Como avaliar?" são discutidas ao longo do texto.
Apresentam, também, exemplos concretos de escolas públicas, de todo o país que pensam e praticam um novo conceito de avaliação.

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Mariano Enguita: "As funções da avaliação são potencialmente duas: o diagnóstico e a classificação. Da primeira, supõe-se que permita ao professor e ao aluno detectar os pontos fracos deste e extrair as conseqüências pertinentes sobre onde colocar posteriormente a ênfase no ensino e na aprendizagem. A segunda tem por efeito hierarquizar e classificar os alunos. A escola prega em parte a avaliação com base na primeira função, mas a emprega fundamentalmente para a segunda."

"A avaliação (...) tem de adequar-se à natureza da aprendizagem, levando em conta não só os resultados das tarefas realizadas, o produto, mas também o que ocorreu no caminho, o processo. Para isso é preciso observar:
Que tentativas o aluno fez para realizar a atividade?
Que dúvidas manifestou?
Como interagiu com os outros alunos?
Demonstrou alguma independência?
Revelou progressos em relação ao ponto em que estava?"


"A avaliação deve servir para subsidiar a tomada de decisões em relação à continuidade do trabalho pedagógico, não para decidir quem será excluído do processo."

Publicação: Artigo da Publicação Raízes e Asas n. 8. São Paulo: CENPEC, 1995
Páginas: 23

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 PERRENOUD, Philippe.