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Avaliação da aprendizagem
e progressão continuada: bases para a construção
de uma nova escola |
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Zilma de Moraes Ramos de Oliveira |
Este texto aborda importantes aspectos
da progressão continuada. Trata dos efeitos negativos
que a retenção causa no aluno no que se
refere à sua auto-estima e às aprendizagens
futuras. Aponta, também, o fato de que a repetência
tem sido uma das grandes responsáveis pela evasão
escolar.
O caráter inovador da progressão continuada
envolve uma mudança profunda de concepção
sobre ensino, aprendizagem e avaliação.
Segundo a autora, há que se praticar uma avaliação
que de fato sirva ao desenvolvimento da aprendizagem.
Respeitar os ritmos individuais de aprendizagem de cada
aluno, garantir um vida escolar de sucessos e formar um
cidadão consciente e confiante em sua capacidade
- eis o principal objetivo da progressão continuada.
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"Para muitos professores, diretores e famílias,
herdeiros da tradição criada pela estrutura
elitista e excludente da escola brasileira, a organização
escolar em ciclos, os quais, por definição,
não comportam retenções em seu interior,
não pode ser produtiva para a aprendizagem dos alunos.
Contudo, dados de pesquisa têm apresentado que as aprendizagens
se fazem por espirais e que mesmo que algumas aquisições
fiquem prejudicadas por um certo período enquanto se
desenvolve o complexo processo de ensino, a não-retenção
dos alunos na progressão continuada pode permitir mais
avanços do que quando é defendido um ritmo homogêneo
e linear de domínio de conteúdos escolares."
"Assim a progressão continuada não
se alia de forma alguma com possível rebaixamento do
ensino, antes envolve pensar sempre em diversas formas de
prover aprendizagens essenciais, com o domínio de habilidades
e atitudes de busca de novas informações e conhecimentos,
de cooperação, etc., através de um projeto
consciente de trabalho pedagógico elaborado e desenvolvido
em equipe."
Publicação:
Revista de Estudos e Avaliação Educacional.
São Paulo: Fundação Carlos Chagas, jul./dez.,
1998
Páginas: 7-12
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