"Ainda, de início, importa
registrar que a avaliação não é
um processo meramente técnico; ela implica um posicionamento
político e inclui valores e princípios. Neste
sentido, entendemos que o movimento a ser privilegiado, no
momento atual, é o do avanço na direção
do desvelamento dos princípios que vêm norteando
e permeando as práticas avaliativas."
"Observa-se que, ao longo do tempo, houve alterações
quanto à concepção de avaliação
subjacente à legislação: inicialmente,
consistia em julgar o desempenho do aluno, de forma imparcial
e objetiva, a partir do cômputo de acertos e erros apresentados
nas questões de provas e exames; posteriormente, a
avaliação da aprendizagem como procedimento
de julgar o desempenho do aluno passou a se basear em critérios
expressos nos objetivos previstos e a ser realizada de forma
ampla e contínua."
"Ao que parece, não são tanto as condições
objetivas que determinam práticas de avaliação
diferenciadas, mas as concepções de mundo, Educação
e ensino dos diversos profissionais que integram a escola."
"O conceito de avaliação de aprendizagem,
que tradicionalmente tem como alvo o julgamento e a classificação
do aluno, necessita ser redirecionado, pois a competência
ou incompetência do aluno resulta, em última
instância, da competência ou incompetência
da escola. A avaliação escolar, portanto, não
pode restringir-se a um de seus elementos, de forma isolada.
Importa, pois, enfatizar a relação entre avaliação
da aprendizagem e avaliação do ensino, considerando-se
o desempenho do aluno de forma relacionada com o desempenho
do professor e com as condições contextuais
da própria escola."