> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 18 de Abril de 2024
>> Avaliação Interna
   
 
Pesquisando sobre avaliação na Escola Básica

Menga Lüdke


Neste texto, Menga Lüdke apresenta dez reflexões originadas em uma pesquisa sobre a relação entre avaliação e fracasso escolar realizada em três escolas municipais paulistanas.
Eis algumas delas:

Clique aqui para ler o texto na íntegra. Para isso você precisa ter o programa Acrobat Reader. Para instalá-lo, clique aqui.

"A difícil relação entre disciplina e avaliação - (...) se coloca a avaliação a serviço da manutenção da ordem e da disciplina ou, também, se permite a influência de itens ligados ao comportamento do aluno no resultado final a seu respeito. É a própria concepção de avaliação que está em jogo aí, além, é claro, do próprio destino do aluno."

"O formal e o informal - (...) Importa tanto procurar verificar a ação avaliativa constante, invisível, que ocorre no dia-a-dia da escola, quanto a ação de aspectos formais, como provas, exames, conselhos de classe, entrega de boletins que funcionam possivelmente como verdadeiros rituais, com uma força específica incidindo, por sua vez, sobre o próprio processo de avaliação."

"A composição do boletim - Com este item queremos chamar a atenção para o complicado processo através do qual todos os elementos, formais e informais, vão se juntando, ao longo do tempo, até formar, especialmente ao final do ano, o conceito que vai decidir se o aluno é aprovado ou reprovado. Como se cotejam as informações várias, positivas e negativas, oriundas de observações diárias, provas, conselhos de classe, conversas de corredor com os pais etc., sobre um aluno e como elas são finalmente convertidas em conceito definitivo. Até que ponto estão conscientes os professores e toda a equipe escolar, da importância e das conseqüências estigmatizadoras dessa complexa operação, por vezes, meramente classificatória?"

Publicação: Série Idéias n. 6. São Paulo: FDE, 1992
Páginas: 85-91

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





 Download do      arquivo

Clique aqui para baixar o Acrobat Reader

 Avaliação e aprendizagem

 LÜDKE, Menga

 MEDIANO, Zelia

 SOARES, Magda