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Pesquisando sobre avaliação
na Escola Básica |
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Menga Lüdke |
Neste texto, Menga Lüdke apresenta
dez reflexões originadas em uma pesquisa sobre
a relação entre avaliação
e fracasso escolar realizada em três escolas municipais
paulistanas.
Eis algumas delas: |
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"A difícil relação
entre disciplina e avaliação - (...) se coloca
a avaliação a serviço da manutenção
da ordem e da disciplina ou, também, se permite a influência
de itens ligados ao comportamento do aluno no resultado final
a seu respeito. É a própria concepção
de avaliação que está em jogo aí,
além, é claro, do próprio destino do
aluno."
"O formal e o informal - (...) Importa tanto procurar
verificar a ação avaliativa constante, invisível,
que ocorre no dia-a-dia da escola, quanto a ação
de aspectos formais, como provas, exames, conselhos de classe,
entrega de boletins que funcionam possivelmente como verdadeiros
rituais, com uma força específica incidindo,
por sua vez, sobre o próprio processo de avaliação."
"A composição do boletim - Com este
item queremos chamar a atenção para o complicado
processo através do qual todos os elementos, formais
e informais, vão se juntando, ao longo do tempo,
até formar, especialmente ao final do ano, o conceito
que vai decidir se o aluno é aprovado ou reprovado.
Como se cotejam as informações várias,
positivas e negativas, oriundas de observações
diárias, provas, conselhos de classe, conversas de
corredor com os pais etc., sobre um aluno e como elas são
finalmente convertidas em conceito definitivo. Até
que ponto estão conscientes os professores e toda
a equipe escolar, da importância e das conseqüências
estigmatizadoras dessa complexa operação,
por vezes, meramente classificatória?"
Publicação:
Série Idéias n. 6. São Paulo: FDE, 1992
Páginas: 85-91
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