> Sistema Documentação |
> Memorial da Educação |
> Temas Educacionais |
> Temas Pedagógicos |
> Recursos de Ensino |
> Notícias por Temas |
> Agenda |
> Programa Sala de Leitura |
> Publicações Online |
> Concursos & Prêmios |
> Diário Oficial |
> Fundação Mario Covas |
|
   |

|
Participação e avaliação
em uma sociedade democrática multicultural |
|
Mere Abramowicz |
Como professores e alunos participam
do processo educativo?
A partir do estudo de um questionário sobre "Avaliação
de Aprendizagem", respondido por alunos trabalhadores
do curso noturno de uma escola particular, a autora reflete
como a avaliação poderia adquirir um novo
sentido: o da participação. Auxiliando o
aluno na sua auto-avaliação, tornando-o
participativo e responsável pelo gerenciamento
da sua aprendizagem. |
Clique
aqui para ler o texto na íntegra. Para isso
você precisa ter o programa Acrobat Reader. Para instalá-lo,
clique
aqui.
"Acreditamos ser uma contribuição
valiosa para a temática saber que qualidades os cidadãos
devem demonstrar em uma sociedade democrática multicultural.
A possibilidade de o trabalhador-estudante chegar à
Universidade é uma das mais expressivas manifestações
da vertente democrática, no atual contexto brasileiro."
"Assim, a luta para criação dessa sociedade
desejável passa, necessariamente, pela participação.
Criar uma vida, nesse contexto, propõe ter um sentido
para a vida que compreende a liberdade, a autonomia, a autogestão,
a convivência, a democracia."
"(...) Participar significa construir o conhecimento,
reintegrá-lo, recriá-lo. É uma construção
junto e não um viver o construído. Participar
exige criação permanente, reflexão
conjunta, compartilhar interesses na ação."
"Ao propor essa postura democrática de participação,
não pretendemos que ela seja espontaneísta.
Participação é compatível com
organização, na medida em que autoridade e
poder também são compatíveis com participação,
desde que o poder seja democrático."
"As pessoas têm de se sentir efetivamente participando,
aprendendo a participar e, para tal, compreendendo a realidade
onde estão, a fim de que passem do sentir para o
compreender e agir."
"Aprender a participar significa aprender a dialogar,
a organizar, a criticar; significa, ainda, aprender a aprender.
Destacamos a grande importância de aprender a participar
fazendo uma série de atividades e permitindo ao indivíduo
ou ao grupo ser o real protagonista de sua história.
Ele apropriar-se-á do seu conhecimento e de sua cultura,
além do patrimônio de outras culturas".
"Participação na avaliação
é sinônimo de avaliação permanente.
Aprender a avaliar-se e a criticar-se para melhorar é
o cerne da contribuição da participação
para o processo avaliativo."
"Uma listagem dos verbos e expressões verbais
que os alunos usam para explicar como estão participando
é bem sintomática e ilustrativa: "demonstrar",
"escrever", "responder oralmente", "estudar",
"devolver", "fazer provas", "fazer
tarefas", "se esforçar", "decorar"
etc.
Essas expressões caracterizam o que FAUNDEZ chamou
de participação passiva, que só ocorre
parcialmente e em determinados setores e aspectos."
"No desenrolar desse trabalho, tivemos a oportunidade
de nos defrontar com a compreensão da avaliação
enquanto processo. Isso nos levou ao conceito de participação
em contraposição à ótica da
avaliação como produto, no seu aspecto de
controle."
"Ao relacionar avaliação e participação,
propomos que todos os envolvidos no processo educacional
participem, quer criando uma nova forma de conhecimento,
quer definindo as reais necessidades de uma comunidade,
quer buscando soluções para os problemas comuns,
quer transformando a realidade."
Publicação:
Série Idéias n. 22. São Paulo: FDE, 1994
Páginas: 35-44
Para mais informações clique em AJUDA
no menu.
|
|
|
|
|
|
|