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A leitura enquanto prática
social e a intervenção da escola |
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Maria Lúcia Hage Masini e
Suzana Magalhães Maia |
As autoras problematizam as práticas
escolares bastante comuns em relação à
leitura. Elas fazem ainda uma contraposição
entre o papel da leitura no contexto social dos alunos
e a forma como é concebida no espaço escolar.
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"Temos uma leitura como prática mecânica de aprendizagem. Temos uma escola que se arvora no direito de formar os leitores dessa sociedade, sem que a mesma seja considerada dentro do ambiente escolar. E é esta mesma escola que quer discutir a leitura como prática social, articulada com as demais práticas que ocorrerem em uma sociedade."
"Assim, ao discutirmos a leitura como prática social, é na vida dos homens que é necessário se situar, pois entende-se como prática social a interação do homem com a história, que transforma suas condições objetivas."
Publicação:
Série Idéias n.5. São Paulo: FDE, 1988.
Páginas: 73-76
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