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Quinta-Feira , 17 de Abril de 2014
>> Leitura e Literatura
   
 
A leitura enquanto prática social e a intervenção da escola

Maria Lúcia Hage Masini e Suzana Magalhães Maia


As autoras problematizam as práticas escolares bastante comuns em relação à leitura. Elas fazem ainda uma contraposição entre o papel da leitura no contexto social dos alunos e a forma como é concebida no espaço escolar.

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"Temos uma leitura como prática mecânica de aprendizagem. Temos uma escola que se arvora no direito de formar os leitores dessa sociedade, sem que a mesma seja considerada dentro do ambiente escolar. E é esta mesma escola que quer discutir a leitura como prática social, articulada com as demais práticas que ocorrerem em uma sociedade."

"Assim, ao discutirmos a leitura como prática social, é na vida dos homens que é necessário se situar, pois entende-se como prática social a interação do homem com a história, que transforma suas condições objetivas."

Publicação: Série Idéias n.5. São Paulo: FDE, 1988.
Páginas: 73-76

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