> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa tarde
Sexta-Feira , 25 de Maio de 2018
>> Leitura e Literatura
   
 
Oficina de notícias: os bastidores da redação

Manoel Canabarro


O autor revela como são feitos os jornais, descrevendo conceitos e contando sobre os bastidores de uma redação. Trata também dos problemas da escrita, dando sugestões para a produção de textos claros e precisos.
Aponta a elaboração de um jornal como um interessante recurso de ensino para a escola.

Clique aqui para ler o texto na íntegra. Para isso você precisa ter o programa Acrobat Reader. Para instalá-lo, clique aqui.

"O complexo e dinâmico universo do jornalismo pode - e deve - ser reproduzido dentro das escolas. Criar, escrever e editar um jornal da Escola, por mais modesto que seja, é uma experiência útil e de grande significado para os alunos, professores, funcionários, pais e comunidade. Guardadas as proporções, um jornal de Escola pode ser o veículo para que os jovens aprendam a discutir democraticamente seus problemas, tomem gosto pela informação e pela leitura e se tornem cidadãos mais conscientes da realidade que os cerca."

"Qualquer assunto pode ser abordado por um jornal de Escola, desde que seja feito com legitimidade, isenção e de forma democrática.
Se dessas experiências não resultarem grandes vocações jornalísticas ou artísticas, elas terão, pelo menos, cumprido papel de inegável utilidade e nobreza: a abertura de corações e mentes e a criação de uma comunidade preocupada e informada sobre suas questões."

"O texto precisa ser objetivo, sem ser seco; preciso, sem ser chato; agradável, sem ser prolixo; e, acima de tudo, correto - sem ser insípido."

"Escrever bem, do ponto de vista jornalístico, sem dúvida requer talento e experiência. Mas fundamentais também são a clareza de raciocínio, a releitura, o esforço, o corte impiedoso."

Publicação: Série Idéias n.17. São Paulo: FDE, 1994.
Páginas: 81-94

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





 Download do      arquivo

Clique aqui para baixar o Acrobat Reader