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Oficina de notícias: os bastidores
da redação |
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Manoel Canabarro |
O autor revela como são feitos
os jornais, descrevendo conceitos e contando sobre os
bastidores de uma redação. Trata também
dos problemas da escrita, dando sugestões para
a produção de textos claros e precisos.
Aponta a elaboração de um jornal como
um interessante recurso de ensino para a escola.
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"O complexo e dinâmico universo do jornalismo pode - e deve - ser reproduzido dentro das escolas. Criar, escrever e editar um jornal da Escola, por mais modesto que seja, é uma experiência útil e de grande significado para os alunos, professores, funcionários, pais e comunidade. Guardadas as proporções, um jornal de Escola pode ser o veículo para que os jovens aprendam a discutir democraticamente seus problemas, tomem gosto pela informação e pela leitura e se tornem cidadãos mais conscientes da realidade que os cerca."
"Qualquer assunto pode ser abordado por um jornal de Escola, desde que seja feito com legitimidade, isenção e de forma democrática.
Se dessas experiências não resultarem grandes vocações jornalísticas ou artísticas, elas terão, pelo menos, cumprido papel de inegável utilidade e nobreza: a abertura de corações e mentes e a criação de uma comunidade preocupada e informada sobre suas questões."
"O texto precisa ser objetivo, sem ser seco; preciso, sem ser chato; agradável, sem ser prolixo; e, acima de tudo, correto - sem ser insípido."
"Escrever bem, do ponto de vista jornalístico, sem dúvida requer talento e experiência. Mas fundamentais também são a clareza de raciocínio, a releitura, o esforço, o corte impiedoso."
Publicação:
Série Idéias n.17. São Paulo: FDE, 1994.
Páginas: 81-94
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