> Página inicial CRE
> Página inicial Memorial
> Apresentação
> Exposição
   A Escola Pública e o Saber
> Histórias de Escolas    Estaduais Paulistas
> Links de Escolas
> Memória Oral
> Memória Escolar

Revolução de 32



Fotos da Exposição | Entrevista | Curiosidades | Créditos

Revolução de 32

Apresentação:


Para lembrar os 80 anos da Revolução de 32 e como foi a participação popular no conflito, como o da comunidade escolar, o Centro de Memória e Acervo Histórico do CRE Mario Covas apresenta uma exposição com peças do Acervo Histórico Caetano de Campos. Estas peças foram doadas por ex-combatentes e seus parentes para O Museu Pedagógico da escola, pelo seu envolvimento e apoio.

Prova disso, também, é uma medalha e um certificado oferecidos à escola, em 1972, no cinqüentenário da revolução, pela Assembléia Legislativa de São Paulo.

Vale lembrar, que a equipe responsável pela curadoria da exposição, sabedora de todo o envolvimento emocional com que as interpretações relativas ao conflito ainda é permeado, optou em seguir, na medida do possível, uma abordagem respeitosa, porém neutra, em concordância com o pressuposto:“

“É preciso retomar essa história a partir do que diziam aqueles que viviam o momento, ou seja, a partir das fontes contemporâneas e, como se trata de história política, examinar as visões múltiplas, díspares e por vezes fundamentalmente opostas”. (BORGES, Vavy Pacheco. 1932: São Paulo e o Brasil.

Disponível em:
http://www.centrodememoria.unicamp.br/arqhist/
content/uploads/arquivos/pdf/testemunha_32.pdf
 
(Acesso em: 12 julho 2012)


Realização: Centro de Memória e Acervo Histórico
Diretora do CEMAH - Centro de Memória e Acervo Histórico: Suely Ramos