> Página inicial CRE
> Página inicial Memorial
> Apresentação
> Exposição
   A Escola Pública e o Saber
> Histórias de Escolas    Estaduais Paulistas
> Links de Escolas
> Memória Oral
> Memória Escolar

   Histórias de Escolas Estaduais Paulistas

Veja a seguir histórias de escolas estaduais paulistas mais antigas. Escolha a forma de acesso (Município, Data de Instalação, Nome Antigo e Nome Atual).


  Município
  Data de Instalação
  Nome Antigo
  Nome Atual
      Página 1 - Mostrando de 01 a 10 de 150 Escolas ordenadas por Nome Atual
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15
Próxima página 
EE Abílio Manoel
Antigo: Grupo Escolar de Bebedouro
Município: Bebedouro
1913
"Com o Projeto de Lei n° 134, em 1907, foi solicitado aos representantes da comunidade junto à Câmara Municipal, a autorização para a compra de terreno e construção do prédio para instalação do primeiro Grupo Escolar de Bebedouro. A construção do prédio, com estilo arquitetônico no qual predominou o Ecletismo, terminou em 1912. Seu projeto arquitetônico, de autoria de José Van Humbeeck, funcionário da extinta Diretoria de Obras Públicas do Governo do Estado de São Paulo, previa a separação das alas masculina e feminina, como era comum na época."
Clique aqui para ler a história na íntegra (1.7M)
Clique aqui para fazer o download do Acrobat Reader

EE Alfredo Guedes
Antigo: Grupo Escolar de Tambaú
Município: Tambaú
1914
"Seu projeto, datado de 1909, fez parte de um projeto para 11 escolas (Brotas, Cachoeira Paulista, Descalvado, Igarapava, Lençóis, Matão, Piraju, São Bento de Sapucaí, São João da Bocaina, São Pedro e Tambau), elaborado por José Van Humbeeck, com 8 salas de aula, à exceção de Descalvado, que teve ao seu projeto 2 salas acrescentadas. As plantas são simétricas, com uso independente para cada seção, isolada por porta tipo vai-e-vem, localizada no corredor central. Foi instalado em 23 de julho de 1914."
Clique aqui para ler a história na íntegra (70k)
Clique aqui para fazer o download do Acrobat Reader

EE Dr. Alfredo Pujol
Antigo: Grupo Escolar de Pindamonhangaba
Município: Pindamonhangaba
1895
"Para o funcionamento do grupo escolar dessa cidade, foi alugado pela Câmara Municipal o prédio da Praça Cornélio Lessa, n º 3, e no dia 24 de janeiro de 1895 foi instalada a escola. Como o prédio não comportava grande número de alunos, a seção feminina foi instalada em separado, acontecendo apenas mais tarde a união das duas seções."
Clique aqui para ler a história na íntegra (10k)
Clique aqui para fazer o download do Acrobat Reader

EE (Cel.) Almeida
Antigo: Grupo Escolar de Mogi das Cruzes
Município: Mogi das Cruzes
1896
"O grupo escolar dessa cidade foi criado por decreto do Conselho Superior de Educação Pública, em meados do mês de agosto de 1896. Em 25 de agosto do mesmo ano, foi nomeado diretor o professor Fermino Ladeira. O estabelecimento foi instalado em 7 de setembro de 1896."
Clique aqui para ler a história na íntegra (41k)
Clique aqui para fazer o download do Acrobat Reader

EE (Dr.) Almeida Vergueiro
Antigo: Grupo Escolar de Espírito Santo do Pinhal
Município: Espírito Santo do Pinhal
1897
"Em 28 de novembro de 1897 , realizou-se a inauguração desse grupo. Foi instalado e dirigido interinamente pelo então inspetor escolar do 14 º distrito professor Sizinio Xavier Ferreira, posteriormente substituído pelo diretor efetivo, Sr . Gabriel Ortiz, que se retirou em 1901 , sucedendo-o em comissão o inspetor escolar Domingos de Paula e Silva."
Clique aqui para ler a história na íntegra (143k)
Clique aqui para fazer o download do Acrobat Reader

EE Amadeu Amaral
Antigas: Escolas Reunidas do Belenzinho
Município: São Paulo - Belenzinho
1907
"Começou a funcionar a 29 de abril de 1907, sob a direção do professor Carlos de Escobar, com o mesmo programa e a mesma disciplina dos grupos escolares. O prédio, arrendado, ficava na Avenida da Intendência, 260."
Clique aqui para ler a história na íntegra (94k)
Clique aqui para fazer o download do Acrobat Reader

EE (Cons.) Antonio Prado
Antigo: Grupo Escolar da Barra Funda
Município: São Paulo - Barra Funda
1903
"O Grupo Escolar da Barra Funda foi criado por decreto de 10 de março de 1903, e instalado na Rua Barra Funda, sob a direção do Sr. Antonio Emílio de Souza Penna, em prédio alugado pelo governo. As 10 salas do edifício foram adaptadas para abrigar os 250 alunos que passaram a freqüentar a escola."
Clique aqui para ler a história na íntegra (103k)
Clique aqui para fazer o download do Acrobat Reader

EE Antonio Padilha
Antigo: Grupo Escolar Antônio Padilha
Município: Sorocaba
1896
"O grupo foi instalado em prédio alugado pela municipalidade, em rua central, e passou por uma reforma que melhorou bastante suas condições para abrigar esse estabelecimento de ensino. Em 1909, consta ter sido construído prédio próprio, que fez parte de um conjunto de projetos para 4 escolas, de autoria de Manuel Sabater."
Clique aqui para ler a história na íntegra (147k)
Clique aqui para fazer o download do Acrobat Reader

EE (Dr.) Arnolfo de Azevedo
Antigo: Grupo Escolar de Cruzeiro
Município: Cruzeiro
1913
"Sua construção fez parte do Projeto “Tipo Faxina” (atual Itapeva), implantado em 10 municípios (Faxina, Jardinópolis, Santa Cruz do Rio Pardo, Salto de Itu, Santa Rita do Passa Quatro, Dois Córregos, Serra Negra, Cruzeiro, Itararé e Bebedouro): as plantas eram as mesmas, com as fachadas reelaboradas por diversos arquitetos. Em Cruzeiro, o projeto para grupo escolar foi assinado por Capelache de Gusbert. Foi instalado em 1913."
Clique aqui para ler a história na íntegra (148k)
Clique aqui para fazer o download do Acrobat Reader

EE Arthur Guimarães
Antigo: Grupo Escolar do Arouche
Município: São Paulo - Vila Buarque
1905
"Por decreto de 30 de janeiro de 1905, quando era Secretário do Interior o Dr. José Cardoso de Almeida, foi criado o Grupo Escolar do Arouche, e instalado a 1º de julho do mesmo ano, sob a direção do sr. Benjamin Reis."
Clique aqui para ler a história na íntegra (169k)
Clique aqui para fazer o download do Acrobat Reader
Próxima página