|
Secretaria de Estado da Cultura |
Especial Albert Camus
Iniciando as comemorações do Ano da França no Brasil, que ocorrerá em 2009, a Secretaria de Estado da Cultura por meio da Oficina da Palavra – Casa Mário de Andrade realizará no dia 01/12 às 19h, a Leitura Dramática O Improviso dos Filósofos de Albert Camus, dirigido por Guilherme Leme, com os atores Leo Pacheco, Eucir de Souza, Thais Junqueira e Sofia Papo e com comentários do Dr. Horacio González, Diretor da Biblioteca Nacional da Argentina e autor do livro Albert Camus: Libertinagem do Sol, e de Manuel da Costa Pinto, jornalista e crítico literário. A entrada é franca. Vagas Limitadas. Inscrições pelo telefone (11) 3666-5803.
Sobre o texto:
O texto O improviso dos Filósofos, inédito no Brasil, expõe de forma satírica os principais pontos de discordância entre Albert Camus e os intelectuais de sua época. Nesta obra, o escritor faz várias alusões diretas a Jean Paul Sartre para mostrar o efeito do existencialismo sobre uma platéia ansiosa por gurus que ditassem comportamentos transgressivos.
Na última cena de O improviso dos Filósofos, na fala do diretor do hospício, há uma síntese da visão de Camus sobre a apatia dos intelectuais franceses que, naquele momento, não queriam enxergar as atrocidades cometidas em nome do comunismo. “Gostamos tanto dos belos pensamentos que não conseguimos parar de falar o dia todo, o que não deixa muito tempo para ler. Enlouquecemos a tal ponto com o patriotismo que acabamos sendo patriotas por dois ou três países. Dilaceramo-nos em nome da paz e prometemos a prisão em nome da liberdade”.
Albert Camus nasceu na Argélia, em 1913. Em 1940, radicou-se em Paris onde participou da resistência ao nazismo editando a revista “Combat”. Em 1957, recebeu o prêmio Nobel de Literatura. Escreveu romances famosos como O Estrangeiro, A Peste, A Queda, entre outros.
Este projeto é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura por meio da Oficina da Palavra – Casa Mário de Andrade, com o patrocínio da Rede ASSAI Atacadista e apoio da Associação Amigos das Oficinas Culturais do Estado de São Paulo.
Serviço:
DIA 01 DE DEZEMBRO ÀS 19:00
OFICINA DA PALAVRA - CASA MÁRIO DE ANDRADE
RUA LOPES CHAVES, 546 – BARRA FUNDA
próximo ao Metrô Marechal Deodoro
01154-010 – SÃO PAULO – SP
TEL. 55 (11) 3666-5803 | 3826-4085
casamariodeandrade@assaoc.org.br
Secretaria de Estado da Cultura
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|