Festa cultural e religiosa da comunidade boliviana |
|
|
Governo do Estado de São Paulo - 07.08.09 |
Memorial sedia festa cultural e religiosa da comunidade boliviana
Haverá apresentações de 16 grupos folclóricos, barracas de comidas típicas e artesanato
O Memorial da América Latina se transformará num pequeno pedaço da Bolívia, nos dias 7, 8 e 9 de agosto. Para comemorar os 184 anos da independência boliviana - proclamada em 6 de agosto de 1825 - o Consulado da Bolívia vai apresentar um pouco dos costumes e festejos do país cujo nome homenageia Simón Bolívar, o libertador da Bolívia (e também da Venezuela, Colômbia, Equador e Panamá).
Na sexta-feira, 7, às 19 horas, no Salão de Atos do Memorial, acontecerá a Vigília para as Virgens de Copacabana e Urkupiña, tradicional evento religioso. No sábado e no domingo, 8 e 9, às 11 horas, haverá missa para a Virgem de Copacabana no mesmo local, seguida de procissão até a Praça Cívica do Memorial. A partir das 12 horas começará a apresentação de 16 grupos folclóricos, com 6.500 participantes no total.
Serão apresentadas danças típicas como Diabladas, Morenadas, Sapateado, Caporales (dança jovem de origem africana) Tarqueadas (com flautas e bumbos típicos do altiplano), Thinkus (luta coreografada, que reverencia o plantio e a colheita), Kullawada (as dançarinas se apresentam com uma roca e festejam o fiar e a rica produção de tecido boliviana) e dança com zampoñas (instrumento de sopro tradicional).
Haverá também barracas de comidas típicas - as deliciosas salteñas, empanadas e outros pratos tradicionais - e de artesanato.
Serviço
II Festa Cultural e Religiosa da Comunidade Boliviana
Datas: sexta, 7 de agosto, às 19h; sábado e domingo, 8 e 9 de agosto, a partir das 10h
Praça Cívica - Memorial da América Latina
Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda (ao lado do metrô)
Entrada franca
Do Memorial da América Latina
Memorial da América Latina
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|