> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 25 de Abril de 2024
>> Notícias
   
 
Exposições: Obras do acervo dos Palácios de SP


www.acervo.sp.gov.br - 04.12.09

AMPLIAÇÃO DO OLHAR NO ANO INTERNACIONAL DA ASTRONOMIA


Obras de Tarsila do Amaral, Caciporé Torres, Benedito Calixto, Darel Valença, Pancetti, Mário Gruber, Manabu Mabe, Aldo Bonadei, Antonio Henrique Amaral, Francisco Rebolo, Alberto Guignard, Gregório Gruber, Fernando Pascual Odriozola, Carlos Araújo, e outros artistas, estão sendo exibidas até 10 de janeiro de 2010 na exposição “Ampliação do Olhar” que acontece no 1º andar do Palácio dos Bandeirantes, em comemoração ao Ano Internacional da Astronomia. Da coleção dos Palácios do Governo foram escolhidas 26 obras, além de seis de colecionadores particulares. A Mostra tem por objetivo promover o diálogo entre a ciência e a arte e estimular o interesse dos visitantes pela ciência da astronomia.
Este diálogo pode ser apreciado nesta mostra nas cores e formas das telas dos modernistas Aldo Bonadei, Sérgio Milliet, Pancetti e Alberto Guignard, na espiritualidade de Carlos Araújo, nas formas abstratas de representar o universo de Manabu Mabe e Danilo di Prete, na obra tridimensional de Caciporé Torres e no figurativismo das luzes da cidade de São Paulo de Gregório Gruber.
O ano de 2009 foi declarado pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) e pela União Astronômica Internacional (IAU), por sugestão da Itália o “Ano Internacional da Astronomia” (AIA), em homenagem a Galileu Galilei (1564-1642) e ao 400.º aniversário das primeiras observações astronômicas feitas com um telescópio e dos 40 anos da presença do homem na lua.

Serviço
Palácio dos Bandeirantes - Av. Morumbi, 4.500 – Morumbi. São Paulo - SP
Horário de Visita: de 3ª a domingo das 10h às 17h (de hora em hora).
Atendimento para grupos acima de 10 pessoas por agendamento prévio.
Entrada franca
Telefone: (11) 2193-8282. – www.acervo.sp.gov.br



EXPOSIÇÃO CAMPOS DO LOBATO E OBRAS DE TARSILA DO AMARAL NO PALÁCIO BOA VISTA

CAMPOS DO LOBATO
“Campos do Lobato” é o nome da exposição que o Acervo dos Palácios promove no Palácio Boa Vista, em Campos do Jordão, até 31 de janeiro de 2010. A mostra é uma homenagem a um dos maiores escritores brasileiros de todos os tempos: Monteiro Lobato, buscando resgatar suas raízes e suas relações com o Vale do Paraíba e a Serra da Mantiqueira. Reúne pela primeira vez um conjunto de desenhos e fotografias de sua autoria retratando as cidades de Taubaté, Areias e Campos do Jordão, revelando um ângulo inédito desse personagem cuja trajetória marcou a vida brasileira nas décadas iniciais do século XX.
A mostra é dividida em três blocos: na entrada, o visitante conhecerá os registros que Lobato fez sobre Vale e a Mantiqueira através de suas aquarelas, bicos de pena e fotografias. O segundo bloco é uma recriação livre do gabinete de trabalho do homem de ação com destaque para seu engajamento nas campanhas para modernizar o Brasil. O último bloco se apresenta com obras do acervo dos Palácios do governo e traz de volta a polêmica de Monteiro Lobato com os modernistas da Semana de 1922. Serão exibidas obras de Anita Malfatti, Victor Brecheret e Tarsila do Amaral.


TARSILA DO AMARAL
As cinco obras de Tarsila do Amaral, “Operários, Religião Brasileira, Calmaria II, Retrato de Mário de Andrade, Auto Retrato”, pertencentes ao Acervo dos Palácios do Governo de São Paulo e que estavam expostas há seis meses na Espanha, estão de volta ao Palácio Boa Vista. Entre as obras está “Operários”, de 1933, uma das mais importantes da artista e ícone do Modernismo brasileiro. Esta obra será um dos destaques da Sala Especial \"Tarsila em família”, mostra que acontece até 31 de janeiro de 2010.
Estarão expostas as 13 obras de Tarsila do Amaral que fazem parte da coleção dos palácios, reunidas, pela primeira vez, com obras do acervo da família da artista.


SERVIÇO:
Palácio Boa Vista- Av. Adhemar de Barros, 3.001- Alto da Boa Vista- Campos do Jordão- SP.
Horário de Visita: de 4ª a domingo e FERIADOS das 10h às 12h e das 14h às 17h.
Ingresso: R$ 5,00
Entrada gratuita para alunos de Escolas Públicas e Entidades Assist


Assessoria de Comunicação - Acervos dos Palácios

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader