Quinta-Feira , 16 de Maio de 2024

Gabriel Chalita lança livro sobre ética

Produzido pela equipe do site do CRE
29/09/2003

Nesta terça-feira, dia 30, o professor Gabriel Chalita lança seu novo livro, Os Dez Mandamentos da Ética. O lançamento acontece a partir das 19 horas na Livraria Siciliano do Shopping Pátio Higienópolis.

Em Os Dez Mandamentos da Ética, Chalita parte da obra Ética a Nicômaco, de Aristóteles, para mostrar que no cotidiano a ética pode ser tão útil quanto qualquer outra área do conhecimento. Mais do que isso: é fundamental como uma ferramenta de entendimento de questões que outras ciências, sozinhas, não conseguem explicar.

Com o farto uso de casos práticos, fáceis de serem encontrados no dia-a-dia de um brasileiro comum, Chalita exemplifica os dez mandamentos por ele enumerados: fazer o bem, agir com moderação, saber escolher, praticar as virtudes, viver a justiça, valer-se da razão, valer-se do coração, ser amigo, cultivar o amor e ser feliz. Em seu conjunto, a obra vai muito além de um simples guia; é acima de tudo um instrumento de reflexão para o auto-conhecimento.

Chalita deixa claro que a ética só faz sentido se associada à ação; que só pode existir plenamente se aplicada no convívio social. Enfim, o autor mostra que viver eticamente é muito mais do que ser justo ou fazer a coisa certa por medo de punição; é uma forma de viver melhor e mais feliz.

Em Os Dez mandamentos da Ética, Chalita dá uma bela definição do que é a felicidade tão desejada por todos os seres humanos. “Nascemos para a felicidade. Percorremos a felicidade e muitas vezes nos afastamos completamente dela por não conhecer o caminho para encontrá-la. A felicidade se encontra em cada indivíduo e ao mesmo tempo no convívio dos indivíduos. A felicidade é caminho e é meta. É meio e é fim. Ser feliz é acreditar na possibilidade de sê-lo sem medo dos obstáculos, das turbulências que o vôo haverá de enfrentar”.

Gabriel Chalita, Secretário de Estado da Educação de São Paulo e presidente do Conselho Nacional de Secretários da Educação, é doutor em Direito e em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, mestre em Ciências Sociais pela mesma instituição, além de ser bacharel em Filosofia. É professor titular da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, e professor nos programas de graduação e pós-graduação da PUC-SP, além de ensinar em outras faculdades. Membro da União Brasileira de Escritores, é autor de diversas obras nas áreas de Direito, Filosofia, Política, Pedagogia e Biografia, como por exemplo Educação, a solução está no afeto, Trilogia da vida e Vivendo a filosofia.

Os 10 Mandamentos da Ética, de Gabriel Chalita. Editora Nova Fronteira, 224 páginas, R$ 25,00.

Evento de lançamento:
Livraria Siciliano – Shopping Pátio Higienópolis