> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quarta-Feira , 17 de Abril de 2024
>> Notícias
   
 
Cerimônia marca doação de livros à Febem


Produzido pela equipe do CRE Mario Covas 19/12/2003

Uma missa celebrada pelo bispo Dom Fernando Figueiredo e pelo Padre Marcelo Rossi marcou, na última sexta-feira, a formatura de 53 internos da Febem e o anúncio da doação, pelo CRE Mario Covas, de 25 acervos totalizando 8.800 livros às bibliotecas das unidades de internação.
O evento, realizado na Unidade Brás, contou com as presenças do governador Geraldo Alckmin, da primeira-dama Lu Alckmin, do secretário da Educação Gabriel Chalita e do presidente da Febem, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa. Durante o evento, o governador anunciou também um presente aos sete alunos que se formaram no Ensino Médio: a concessão de bolsas para o Ensino Superior, por meio do Programa Escola da Família (veja detalhes na próxima matéria do clipping)
A coordenadora do CRE, Maria Aparecida Magnani, entregou exemplares dos livros à diretora da Unidade Brás, Suzana Félix de Lima, e uma lista com todos os títulos doados ao presidente da instituição. “Ficamos muito felizes com esta iniciativa, pois a Febem não tem sentido sem a inclusão do aspecto educacional em seu trabalho”, afirmou Paulo Sérgio.
O acervo doado pertenceu à Biblioteca Oficina Clara Luz, que existiu durante 16 anos (1984-2000), dentro de um projeto de implantação de bibliotecas escolares mantido pelo Governo do Estado. Funcionando como uma unidade-piloto, a Clara Luz orientou milhares de escolas na criação e organização de suas bibliotecas, além de selecionar, distribuir acervos e promover oficinas. Com a sua desativação, o acervo de cerca de 30 mil volumes ficou sob a guarda do CRE, que incorporou uma parte dos livros em seu centro de documentação e manteve o restante no depósito da FDE no Brás.
Maria Aparecida Magnani, conta como surgiu a idéia da doação. “Temos recebido profissionais da Febem nas oficinas de leitura promovidas pelo CRE e percebemos o quanto esse imenso acervo seria importante para que as unidades da internação estruturassem e ampliassem suas bibliotecas”.
Os 25 conjuntos com cerca de 350 livros cada serão encaminhados a unidades da Febem em São Paulo, Franco da Rocha, Campinas, Araçatuba, Araraquara, Guarujá, São Vicente, Sorocaba, Três Rios e Marília. Os acervos contêm obras informativas e de literatura infanto-juvenil e adulta, de autores brasileiros e estrangeiros.
Além dos livros, o CRE doou à Febem cópias de sua videoteca. São três kits de vídeo, contendo 100 fitas cada. Segundo Maria Aparecida, a relação dos livros a serem enviados a cada unidade foi feita por uma equipe composta por profissionais do CRE e da Febem.


CRE Mario Covas

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader