> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Bom dia
Sexta-Feira , 29 de Março de 2024
>> Notícias
   
 
Videoconferência aborda imprensa e sociedade


Produzido pela equipe do CRE 05/02/2004

No próximo dia 12 de fevereiro (quinta-feira), o CRE Mario Covas / Secretaria de Estado da Educação promove sua primeira videoconferência de 2004, ‘A Pauta Esquecida’. Este é o tema de um dos Grandes Cursos Cultura que serão distribuídos pelo CRE a todas as Diretorias de Ensino do Estado.

A videoconferência apresentará ‘Fim das Cidades’, uma das cinco aulas do curso ministrado pelo diretor-presidente da TV Cultura, Jorge da Cunha Lima. Os motivos que levaram nossas grandes cidades a se divorciarem do ideal grego da ‘Polis’ – espaços de realização política, de lazer e de convivência – estão, segundo Cunha Lima, entre os grandes temas esquecidos pela imprensa. “Vivemos a deterioração da cidade. Ela já não é o espaço para conviver, contemplar, passear. O cidadão sai para passear e é assaltado, sofre constrangimento, agressão. Ele já não tem o direito de se movimentar, porque tem medo”, diz o jornalista, que vê na origem do problema o abandono dos grotões de miséria do país, tanto por parte dos governos quanto pela imprensa.

O curso, que será distribuído este mês juntamente com outros títulos dos Grandes Cursos Cultura, aponta como outras grandes ‘pautas esquecidas’ o fim do emprego, o fim da utopia e da própria comunicação. “Num mundo cada vez mais movido pela comunicação, essa reflexão sobre os assuntos que nos são vitais mas não aparecem nos jornais ou na TV interessa a todos nós cidadãos, para que vejamos a realidade de uma maneira mais crítica, e não apenas através do filtro dos interesses da mídia”, diz a coordenadora do CRE, Maria Aparecida Magnani. Ela ressalta ainda a potencialidade do tema para uma abordagem multidisciplinar.

A videoconferência, transmitida a partir do CRE a cerca de três mil professores em todas as Diretorias de Ensino, será aberta pelo Secretário da Educação, professor Gabriel Chalita. Após a transmissão da aula, Jorge da Cunha Lima responderá ao vivo às perguntas dos professores.


Programação da videoconferência de 12 de fevereiro

11h00 às 11h10
Apresentação dos convidados e coordenação da mesa, pela coordenadora do CRE, Maria Aparecida Magnani.

11h10 às 11h30
Abertura da videoconferência, pelo Secretário da Educação, prof. Gabriel Chalita.

11h30 às 12h00
Apresentação do vídeo da aula “Fim das Cidades”, que integra o curso “A Pauta Esquecida”, ministrado por Jorge da Cunha Lima.

12h00 às 13h00
Jorge da Cunha Lima responde ao vivo às perguntas dos participantes


Os Grandes Cursos

Os Grandes Cursos Cultura, veiculados desde 2001 pela TV Cultura e patrocinados pela Universidade Anhembi Morumbi, são encontros com profissionais e especialistas que abordam temas das mais variadas áreas de conhecimento. Pela parceria firmada entre o CRE Mario Covas Mario Covas e a TV Cultura, 100 cópias de 20 dos títulos da programação dos Grandes Cursos serão distribuídas às Oficinas Pedagógicas das DEs, Diretorias Técnicas da Febem e órgãos centrais da SEE/SP.


Currículo de Jorge da Cunha Lima

Diretor-presidente da Fundação Padre Anchieta, Jorge da Cunha Lima é advogado, pós-graduado em administração de empresas, jornalista e escritor.

Como jornalista, foi diretor do jornal Última Hora (SP) e da revista Senhor-Vogue, presidente da Fundação Casper Líbero (TV, Rádio, Jornal e Faculdade de Comunicação); membro vitalício do Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta; Outras posições que já ocupou: coordenador técnico do Projeto \"Viva o Centro\", ex-membro eleito do Conselho da Bienal de São Paulo; membro eleito da Diretoria do Masp.

Na área pública, foi secretário de Estado das Comunicações do Governo Franco Montoro; secretário de Estado da Cultura do Governo Montoro (SP).

Entre as obras publicadas por Jorge da Cunha Lima estão: Ensaio Geral (Ed.Martins), Mão de Obra (Ed. Brasiliense), Véspera de Aquarius (Ed. Paz e Terra), O Jovem K (Ed. Siciliano) e Cultura Pública - A Organização Política do Sonho (Ed. Senac).


CRE Mario Covas

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader