> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quarta-Feira , 30 de Abril de 2025
>> Notícias
   
 
Gravidez na adolescência é comum no Brasil


Publicado pelo jornal Folha de S.Paulo 15/03/2004

Em algumas cidades do Brasil, uma em cada três garotas já engravidou. Esse é um dos resultados mais impressionantes de uma pesquisa sobre a sexualidade do jovem divulgada pela Unesco na semana passada. O estudo entrevistou mais de 16 mil estudantes do ensino fundamental e médio de 14 cidades brasileiras, e a gravidez na adolescência aparece como uma das maiores preocupações.
O percentual de alunas que disse já ter ficado grávida alguma vez varia de 12,2%, em Florianópolis, a 36,9%, em Recife. A taxa cresce à medida que aumenta a faixa de idade das garotas pesquisadas.
Na faixa de 10 a 14 anos, 22,2% das meninas de Cuiabá e 33,3% das meninas de Fortaleza disseram que já engravidaram pelo menos uma vez. Esses números impressionam ainda mais porque a maioria das entrevistadas percebe a gravidez na adolescência como um problema e diz que ela é um peso para o resto da vida.
Apesar do uso de anticoncepcionais ter sido citado por quase 90% dos jovens, em algumas cidades, como São Paulo, quase 15% dos estudantes diz que têm relações sexuais sem nenhum tipo de proteção. Se o conhecimento sobre os métodos existe e se a gestação é encarada como um empecilho para a vida, por que será que tantas meninas estão engravidando? Respostas podem ser encaminhadas para esta coluna.


Folha de São Paulo

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader