> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 16 de Maio de 2024
>> Notícias
   
 
Livro percorre caminho dos bandeirantes


Publicado pelo jornal O Estado de S.Paulo 17/03/2004

Resultado de um extenso trabalho científico de reunião e resgate de documentos dos séculos 18 e 19, o livro Cartografia da Conquista do Território das Minas, uma co-edição da Editora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Kappa Editorial, de Portugal, será lançado hoje, em Belo Horizonte. A obra é composta por cerca de 200 documentos, entre mapas e ilustrações de caminhos percorridos pelos bandeirantes em busca de índios e, principalmente, de ouro no interior do Brasil.
O conjunto cartográfico e iconográfico é inédito ou pouco conhecido. Foi reproduzido de originais encontrados em arquivos nacionais e de Portugal, que retratam as condições que levaram os pioneiros à região das minas, que hoje abrange Minas, Goiás e Mato Grosso.
O livro revela, com aquarelas feitas por cartógrafos e botânicos da Colônia, os caminhos usados para chegar a essas regiões, a partir de São Paulo, Bahia, Rio e Espírito Santo. "Com isso, abordamos parte da cartografia desses Estados", diz o geólogo Antônio Gilberto Costa, organizador do volume e diretor do Instituto de Geociências da UFMG. Além dele, assinam a obra Friederich Ewald Renger, Júnia Ferreira Furtado e Márcia Maria Duarte dos Santos, todos professores da UFMG.
Costa salienta que os textos, numa linguagem acessível, descrevem a travessia de rios e matas, além da atmosfera de aventura e medo que permeava as expedições. "Há ainda ilustrações sobre a técnica de extração do ouro."


O Estado de São Paulo

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader