> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 01 de Maio de 2025
>> Notícias
   
 
Leia entrevista com vencedores do concurso


Publicado pelo site do CRE Mario Covas 28/04/2004

Donato, Maria de Fátima e Vanja lecionam Língua Portuguesa em escolas do interior paulista. O amor à Literatura os levou à profissão. Não contentes, passaram a escrever suas próprias poesias, contos, ensaios, meios de se expressarem e se relacionarem com o mundo, vasto mundo. Os três foram os primeiros classificados no Concurso Professor Escritor, nas categorias Poesia, Conto e Ensaio.

Donato Silva Filho é professor da E.E. Prof. Genésia Isabel C. Mencacci, de Sorocaba, e foi classificado em primeiro lugar na categoria Poesia, com “Janelas Abertas III”; Maria de Fátima Lucena de Oliveira Totoli, da E. E. Profa. Clarice Costa Conti, de Americana, foi premiada na categoria Ensaio, com "Atmosferas densas numa narrativa solidária"; Vanja Thiers Cacciatori, da E. E. Prof. Geraldo Alves Correa, de Campinas, ficou em primeiro na categoria Conto, com “O brilho do silêncio”.

Leia a seguir a entrevista que eles concederam ao site do CRE Mario Covas, na qual contam como começaram a escrever, o que os moveu a participar do Concurso, as expectativas que tinham, a importância da leitura em sala de aula...

Há quanto tempo você escreve? Como começou?

Donato - Escrevo poemas desde que era aluno da 5ª série da então E. E. P. G. “José Gomide de Castro”, em São Miguel Arcanjo, “cidadezinha qualquer” da região de Sorocaba. Reza a lenda que “quem bebe água do Iguapé sempre volta a São Migué”. Acredito. Em minha cidade, poesia é “querência, vida rio gente mata bicho lua dor pele boca sonho seixo sorriso estrela ciência oração”. E parto, e luto. E outros mundos insuspeitados em nós e a rede de perguntas não respondidas e responsos por respostas desencontradas e o risco do silêncio inevitável do indizível. E respira.

Maria de Fátima - Faço pesquisas e escrevo sobre autores da Literatura Brasileira desde 1984, quando fazia o antigo curso Magistério normal. Eram trabalhos de pesquisas com autores como Machado de Assis, José Lins do Rego, Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira, Castro Alves, José de Alencar, Joaquim Manuel de Macedo, Aluísio de Azevedo, o Modernismo no Brasil, entre outros, e que na realidade, eu nem sabia que eram ensaios, por na época não ter conhecimento. Fazia estes trabalhos por prazer, pois sempre lia obras de autores brasileiros e ao término das leituras sentia uma imensa necessidade de escrever sobre o que lia. Então eu pesquisava sobre a vida e obra do autor e ia lendo as obras mais importantes de cada um deles e anotando as impressões que tinha sobre a leitura.

Vanja - Comecei a escrever contos em meados dos anos 80, quando senti necessidade de escolher a forma de expressão que melhor se adaptasse à minha natureza.

Quais as ‘matérias-primas’ para o seu trabalho literário?

Donato - Minha matéria-prima? “O tempo é a minha matéria, o tempo presente, os homens presentes,a vida presente.” (Carlos Drummond de Andrade) “Escrever por aqueles que não podem escrever. Falar por aqueles que muitas vezes esperam ouvir da nossa boca a palavra que gostariam de dizer.” (Lygia Fagundes Telles). “A linguagem é o meu esforço humano.” (Clarice Lispector) Quando o dia está muito ruim (“O tempo é ainda de fezes...”, Carlos), penso: vias melhores dirão... “Este é o meu testemunho.” (Ana Cristina César)

Maria de Fátima - A matéria-prima do meu trabalho literário é a leitura e a pesquisa. Leio e pesquiso por prazer. Sou uma leitora assídua. Quanto à ficção, a substância fundamental é o sonho. Sonho com histórias tanto dormindo quanto acordada, converso muito com minhas personagens, quando imagino minhas histórias.

Vanja - A realidade, o mundo e a forma.
Leia a entrevista na íntegra em:

http://www.crmariocovas.sp.gov.br/ntc_l.php?t=011

CRE Mario Covas

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader