> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 01 de Maio de 2025
>> Notícias
   
 
Eclipse vai tingir Lua de vermelho hoje


Publicado pelo jornal O Estado de S.Paulo 04/05/2004

Se você vir um grande astro vermelho e redondo nascendo no horizonte em pleno fim de tarde hoje, não se assuste. Admire. Quando a Lua despontar hoje no céu, por volta das 17h30, ela estará totalmente eclipsada pela sombra da Terra, ao mesmo tempo que o Sol estará se pondo do outro lado.
Por causa do fenômeno de refração, que desvia os raios solares na atmosfera, a superfície lunar aparecerá tingida de um vermelho cobre, até que o planeta saia do caminho e a luz volte a incidir diretamente sobre ela. "É uma situação que eu mesmo nunca vi", empolga-se o astrônomo Paulo Bretones, do Observatório do Morro Azul do ISCA Faculdades de Limeira. "Além de estar no cone de sombra da Terra, a Lua estará avermelhada pelo crepúsculo."
Quem quiser apreciar o espetáculo terá de ser rápido, porque os dois astros só aceitarão compartilhar o mesmo palco por alguns minutos. Para os observadores em São Paulo, a Lua entrará em cena às 17h34, enquanto o pôr-do-sol está previsto para as 17h37. Vale uma tentativa de escapar do trânsito na volta do trabalho e encontrar uma brecha no horizonte para observar o fenômeno. Basta olhar para o leste, de costas para o Sol.
O eclipse total continuará até as 18h08, quando a Lua começará a deixar o cone de sombra da Terra. O satélite não tem luz própria, e por isso só é visível quando iluminado pelo Sol. O eclipse ocorre quando os três astros estão alinhados e a Lua passa por trás da Terra, sendo encoberta pela sua sombra no espaço. Ela só não se torna invisível por causa da refração, que desvia parte da luz para dentro da área sombreada, explica o chefe de Operações do Planetário do Ibirapuera, Irineu Gomes Varella. O eclipse termina de vez às 19h12.


O Estado de São Paulo

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader