> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 01 de Maio de 2025
>> Notícias
   
 
Câncer: vegetais como prevenção


Publicado pelo jornal O Estado de S.Paulo 12/05/2004

Cientistas britânicos descobriram por que uma dieta rica em vegetais ajuda a prevenir o câncer. Substâncias químicas liberadas quando vegetais como repolho ou couve são cozidos, mastigados e digeridos tornam as células cancerígenas mortais, impedindo que elas se proliferem indefinidamente. A proteção é fornecida pela substância química que dá aos vegetais seu gosto levemente amargo.
O mecanismo anticâncer é o mesmo de algumas modernas drogas que combatem a doença, segundo Ian Johnson, chefe da equipe do Instituto de Pesquisa de Alimentos da Inglaterra e responsável pela descoberta. O estudo mostra que a sinigrina, um composto químico encontrado no brócolis, é convertido, ao ser processado ou comido. em alilo-isotocianato (AITC).
"O AITC interrompe a divisão das células de câncer de colo, por exemplo", disse Johnson. "Elas, então, entram em apoptose (processo de suicídio da célula)." Células normais cometem suicídio no final de seus ciclos de vida.
Quando este processo não dá certo, e as células continuam a se dividir, o resultado é um tumor.
Quanto menor o tempo de cozimento e menos água for usada para preparar os vegetais, maior o efeito preventivo, alerta Johnson.


O Estado de São Paulo

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader