> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa tarde
Quarta-Feira , 15 de Maio de 2024
>> Notícias
   
 
Zonzeira em quem fuma é sinal de alerta


Publicado no caderno Folhateen no jornal Folha de S.Paulo 17/05/2004

Você sabe que em um único cigarro "normal" existem milhares de substâncias que podem fazer mal à sua saúde? Entre elas, está a nicotina, a grande responsável pela dependência que logo se instala em quem começa a fumar. Ela já está presente nas folhas do tabaco (Nicotiana tabacum), planta nativa das Américas.
A nicotina tem efeito estimulante discreto. No início do consumo, ela pode mesmo causar tontura, formigamentos e pequenas alterações do humor. Em geral, essas sensações passam à medida que a pessoa começa a consumir cigarros com maior freqüência.
Ficar meio zonzo e "chapado" são experiências que podem acontecer com algumas pessoas que estão começando a fumar. É um sinal de que a nicotina já está provocando alterações no funcionamento do seu corpo.
Em pouco tempo, a nicotina consegue interferir em processos químicos que acontecem na cabeça e fazer com que o organismo sinta "falta" das alterações produzidas pelo tabaco. Essa "falta" faz com que a pessoa queira fumar o próximo cigarro para recuperar sensações de relaxamento, prazer, tranqüilidade, calma, conforto, concentração etc. Esse processo é conhecido como dependência.
Os trabalhos mostram que, quanto mais precoce é o início do consumo, maiores as chances de dependência. No Brasil, o primeiro contato com o cigarro tem acontecido muito cedo, em torno dos 12 ou 13 anos de idade. E a faixa dos mais jovens é a única em que está havendo um aumento do número de fumantes.
Curiosidade, pressão dos amigos, necessidade de se sentir mais seguro, a imitação de um comportamento dos pais ou de pessoas mais velhas, tudo isso pode influir na vontade de experimentar o primeiro cigarro.
O problema é que, do primeiro cigarro para o primeiro maço, o pulo é muito rápido. E, do primeiro maço para a frente, a dificuldade de parar é imensa. Quem começa a fumar na juventude demora, em geral, décadas para conseguir largar o cigarro. E, nesse tempo todo, o cigarro pode produzir dezenas de danos para a saúde.
Será que essa zonzeira que você sente não pode fazer você reavaliar se quer mesmo entrar nessa?


Folhateen/Folha de S.Paulo

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader