> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quarta-Feira , 30 de Abril de 2025
>> Notícias
   
 
Unicamp abre inscrições, apenas pela Internet


Publicado pelo jornal O Estado de S.Paulo 27/08/2004

(Silvana Guaiume)
O manual e a ficha para a inscrição no vestibular 2005 da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) estão disponíveis desde ontem na página eletrônica da Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest). Os candidatos também poderão comprar o manual (R$ 10) nas agências do Banespa/Santander, mas a inscrição neste ano será feita exclusivamente pela internet, entre segunda-feira e 30 de setembro.
Segundo o coordenador do Comvest, o professor Leandro Tessler, a medida tornará mais ágil o processo de inscrição. Ele explicou, entretanto, que serão adotadas medidas específicas para identificar os candidatos, por meio de impressão digital e assinatura. Os estudantes devem preencher a ficha disponível no site www.comvest.unicamp.br, imprimi-la, colar uma fotografia e assiná-la.
O boleto para o pagamento da inscrição, que custa R$ 90,00, será impresso com a ficha e pode ser pago em qualquer agência bancária. A ficha terá de ser entregue no dia da primeira fase de provas, 21 de novembro, com foto e assinada. A expectativa da comissão é de que o número de inscritos seja próximo do registrado no ano passado, pouco mais de 50 mil. Eles vão concorrer a 2.810 vagas.
Os aprovados para a segunda fase, entre 16 e 19 de janeiro, serão identificados por meio de impressão digital e/ou assinatura. A impressão será checada na matrícula. "Estamos estudando adquirir um software para fazer essa identificação", informou Tessler. Durante o período da inscrição, a Comvest disponibilizará uma sala com computadores para os interessados em preencher a ficha.
O coordenador disse que a comissão está analisando os pedidos de isenção de pagamento da taxa de inscrição e ontem ainda não tinha o levantamento de quantos ficarão isentos, mas calcula que o número deve ficar perto de 7.500.
Ação afirmativa - No vestibular 2005 será posto em prática o Programa de Ação Afirmativa para Inclusão Social. Candidatos que freqüentaram todo o ensino médio em escola pública terão um bônus de 30 pontos a ser somado na média da prova da segunda fase. Negros, pardos e indígenas autodeclarados, desde que oriundos de escolas públicas, ganharão mais 10 pontos, somando 40.
Com isso, a estimativa é de que passe de 30,3% - registrado neste ano - para 38% o índice de alunos de escolas públicas aprovados na segunda fase. O programa da Unicamp é uma alternativa aos projetos de cotas universitárias, sem deixar de levar em conta a qualidade de ensino e a capacidade dos estudantes.
A primeira fase do vestibular terá 12 questões dissertativas de matemática, física, química, biologia, história e geografia, além da redação. Na segunda fase, os candidatos farão oito exames, dois por dia, de língua portuguesa e literatura, ciências biológicas, química, história, física, geografia, matemática e língua estrangeira (inglês ou francês).
Os candidatos de Odontologia, Arquitetura e Urbanismo e Artes farão provas de aptidão em Campinas e Piracicaba, entre 24 e 27 de janeiro. O reitor da Unicamp, Carlos Henrique de Brito Cruz, lembrou que o número de vagas na universidade para 2005 é duas vezes maior do que o de 1987. Brito defendeu a importância da inclusão social e ações afirmativas.
Os exames serão realizados simultaneamente em 20 cidades, sendo 9 capitais. Fortaleza foi incluída entre as capitais neste ano.
(Ensino Superior)


O Estado de S.Paulo

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader