> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quarta-Feira , 15 de Maio de 2024
>> Notícias
   
 
Conferência discute qualidade do ensino


Publicado pelo jornal O Estado de S.Paulo 08/09/2004

Como garantir que os jovens recuperem a confiança nas estruturas educacionais e como fazê-los aprender a importância de viver na sociedade atual serão dois dos temas centrais da 47.ª Conferência Internacional de Educação que começa hoje em Genebra (Suíça).
O ministro da Educação, Tarso Genro, viajou ontem para a Suíça e vai participar do encontro promovido pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco). A conferência vai reunir especialistas e representantes de 83 países.
Tarso Genro vai apresentar um texto sobre a educação e a política brasileira para o setor. Segundo o ministro, o texto mostra a universalização brasileira do ensino fundamental e aponta os gargalos do ensino médio.
Em destaque, estão a reforma universitária, a implementação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), a inclusão social de milhares de brasileiros e a mobilização de Estados e municípios para lutar contra a repetência e as dificuldades de aprendizagem dos alunos.
O tema da conferência este ano é Educação de qualidade para todos os jovens:
desafios, pendências e prioridades. Isso tudo aplicado, principalmente, ao estudante do ensino médio.
Segundo um boletim preparado para a conferência, 1 bilhão de jovens entre 15 e 24 anos vivem nos países mais pobres e com graves problemas para financiar a educação pública, o que explica os baixos índices de matrículas no ensino médio, ao redor de 19%. (EFE e Agência Brasil)


O Estado de S.Paulo

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader