Sonda espacial descobre novo anel em Saturno |
|
|
Publicado pelo jornal O Estado de S.Paulo 10/09/2004 |
A sonda espacial Cassini-Huygens descobriu um novo anel de Saturno e outra possível lua que gira ao redor do planeta, informou ontem o Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da Nasa.
O anel se situa a cerca de 138 mil quilômetros do centro de Saturno, na órbita de Atlas e entre os anéis A e F. Calcula-se que ele tem 300 quilômetros de largura.
A descoberta de uma possível terceira nova lua, e talvez de uma quarta, foi feita pelo cientista inglês Carl Murray, da Queen Mary University, em Londres, durante a revisão de imagens transmitidas pela sonda em 21 de junho.
"Captei esse objeto perto da parte exterior do anel F. Para mim, foi um privilégio enorme ter feito a descoberta", declarou Murray.
Dúvidas - Os cientistas, no entanto, ainda tem dúvidas sobre se ela é efetivamente uma lua ou um corpo flutuante nas proximidades do planeta.
Caso seja confirmado que se trata de uma lua, seria uma das menores de Saturno. O objeto tem entre 4 e 5 quilômetros de diâmetro.
Os cientistas também detectaram variações na órbita da possível nova lua que atestariam a existência de outro satélite natural de Saturno. A Cassini-Huygens é um projeto conjunto da Agência Espacial Européia (ESA) e da Nasa.
O Estado de S.Paulo
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|