Jogo ensina noções de nutrição para crianças |
|
|
Publicado pelo jornal O Estado de S. Paulo 20/01/2005 |
(Simone Iwasso)
Baseados numa experiência em oito escolas da Vila Mariana, zona sul de São Paulo, a equipe de Nutrologia da Unifesp desenvolveu um jogo que ensina noções de nutrição para crianças a partir de 7 anos. A proposta era desenvolver instrumentos pedagógicos para auxiliar professores a ensinar práticas corretas de alimentação. O resultado foi um jogo no qual cada criança percorre um tabuleiro e precisa escolher a alimentação mais adequada em várias situações do dia.
Chamado Prato Feito, o jogo começou a ser vendido por meio de uma parceria da universidade com empresa Pais e Filhos, uma experiência em pequena escala na qual cada exemplar custa R$ 30,00.
"Fizemos uma pesquisa e descobrimos que os livros didáticos não trazem noções de nutrição. Quando trazem, as informações são desatualizadas ou equivocadas e os professores não são preparados para ensinar isso na escola. O jogo apareceu como resultado de nossas pesquisas justamente para levar esses ensinamentos para as escolas", conta o chefe da disciplina de Nutrição e Metabolismo, José Augusto Taddei.
Segundo ele, o jogo pode ser usado em escolas, consultórios pediátricos e até servir como estímulo para outras pessoas desenvolverem projetos semelhantes. Atualmente, é também usado por um projeto do Instituto do Coração que ensina noções de qualidade de vida para crianças e adolescentes.
"Estamos passando por uma transição alimentar. Os produtos industrializados estão substituindo a alimentação tradicional das pessoas, em todas as classes sociais. Com isso, uma população que está crescendo poderá ter problemas futuros de diabetes, hipertensão, câncer de estômago, doenças do coração, entre outros. É um problema de saúde pública, que precisa da participação de toda a sociedade", diz Taddei.
O Estado de S.Paulo
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|