> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa tarde
Quinta-Feira , 28 de Março de 2024
 
>> A Independência do Brasil


Formas criativas de trabalhar o tema da independência do Brasil em sala de aula.

Semana da Pátria - Sequências Didáticas
Tendo como base as fontes primárias disponibilizadas pelos pesquisadores do Projeto “José Bonifácio – A Obra Completa”, são apresentadas sugestões para o trabalho em sala de aula, tendo como tema a Independência do Brasil, com destaque para a Semana da Pátria.
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/grp_l.php?t=036

Lição Verde-amarela
Sugestões para usar os símbolos da Pátria, durante todo o ano e, assim, intensificar as noções de cidadania, além de comentários sobre como as crianças podem ser educadas a ter uma relação saudável com a idéia de nação.
http://novaescola.abril.com.br/ed/134_ago00/html/7setembro.htm

Atividades para turmas de 5ª a 8ª
Sugestões de atividade para o trabalho com adolescentes na faixa de 11 a 13 anos de idade. Já os alunos de 7ª e 8ª série , aprendem os direitos e os deveres do cidadão diante da nação.
http://novaescola.abril.com.br/ed/104_ago97/html/historia_popup1.htm

Seqüência didática para o Ensino Médio
Proposta de atividades de leitura e discussão, focando o período imperial até a proclamação da república.
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/ntc_l.php?t=001i


Audiovisuais disponíveis em VHS no acervo do CRE Mario Covas

Carlota Joaquina: princesa do Brazil
De Carla Camurati, 1994
Comédia que narra a história da infanta Carlota Joaquina, prometida a D. João VI, que, em 1785, aos dez anos de idade, parte da Espanha para Portugal. Em 1807, para escapar das tropas napoleônicas, fogem para o Brasil, onde permanecem por treze anos. A história é narrada por um escocês a sua sobrinha adolescente, que assim vai imaginando tudo em tom de farsa e brincadeira.

Independência
De João Batista de Andrade, 1991
Vídeo didático que aborda o processo de Independência do Brasil desde a vinda da família real portuguesa em 1808 até a proclamação em 1822. Mostra a renovação cultural promovida pela corte portuguesa, em especial a Missão Francesa, contratada por D. João VI, que chegou ao Brasil em 1816 trazendo pintores e arquitetos que aqui introduziram o estilo neoclássico em substituição ao barroco colonial.

Os Reinados
De Fernando Severo, 1992.
Vídeo didático que mostra o período entre a independência (1822) e o auge do império (1860), quando a monarquia lutava por se estabilizar no Brasil, reforçando o modelo da monocultura escravocrata exportadora de café.

Independência ou....
Documentário produzido pela TV Viva com o repórter Brivaldo que, fantasiado de D. Pedro I e "montado" numa burra de bumba-meu-boi, percorre as ruas de Recife perguntando aos populares: "O Brasil é um país independente?".
Possui publicação com orientações para o trabalho do professor em sala de aula.
Veja mais informações sobre o vídeo