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Boa noite
Terça-Feira , 07 de Maio de 2024
 
>> Semana da Pátria: Seqüências Didáticas


Esta página foi pensada como um espaço privilegiado onde a tecnologia se alia às fontes primárias da História, e são colocadas à disposição de professores e alunos, permitindo o uso e a construção das ferramentas de pesquisa científica. A possibilidade de se revisitar a História, percebendo que essa não está pronta e acabada, mas em permanente construção, contribui para a formação de um cidadão crítico, solidário, sujeito da História, comprometido com seu tempo e com a sociedade.

Um ensino de História contextualizado, significativo e interdisciplinar, assim como as inovações tecnológicas, exigem o domínio de habilidades cognitivas mais complexas e representam um desafio para professores e alunos. O uso da Internet como ferramenta midiática e instrumento que agrega conhecimento e comunicabilidade entre professores e alunos, torna o trabalho na sala de aula mais eficiente em seus resultados e permite que o professor cumpra com o seu papel de agente de transformação social.

As fontes primárias disponibilizadas pelos pesquisadores do Projeto “José Bonifácio – A Obra Completa” permitem a desconstrução de parte da historiografia tradicional sobre a Independência e os homens a ela ligados, permitindo novos olhares e novas construções. Assim como os pesquisadores se utilizaram de equipamentos tecnológicos de ponta para as suas pesquisas, armazenamento de dados e reprodução de documentos históricos, também se preocuparam em disponibilizar o livre acesso através de site na Internet. Foram disponibilizados reproduções de livros, ensaios científicos, poemas, notas, cartas, discursos, relatórios de governo, atas de reuniões, lista de livros, de autores e mesmo despesas domésticas e relatórios médicos. A facilidade de navegação no site é outro fator importante a ser destacado. Além das várias seções - Cronologia, De A a Z, Bonifrases, Mapas das viagens, Principais obras, Bibliografia, Genealogia - a ferramenta “Pesquise Aqui” permite recuperar informações e obras através de palavras-chave em três agrupamentos diferentes: site e documentos históricos, no site ou nos documentos históricos. Quando os documentos não puderam ser reproduzidos, foi disponibilizada a entidade mantenedora e a referência completa para consulta ou eventual solicitação da reprodução dos mesmos. Os textos remetem a hipertextos que dialogam entre si, permitindo a intertextualidade importante no trabalho pedagógico com as práticas de leitura e escrita.

Para melhor exploração desse site, optamos pela seqüência didática que oferece a professores e alunos a oportunidade da construção e apropriação das competências e habilidades (ferramentas) de pesquisa científica no cotidiano da sala de aula e do trabalho pedagógico, aliado ao trabalho com fontes primárias da História. Torna-se desnecessário recorrer a autores consagrados para se falar do quanto é importante para o estudante de História o trabalho com as fontes primárias e interrogá-las, reconstruindo o caminho do historiador e tornando o aprender mais significativo. Não pretendemos formar historiadores, mas sim trabalhar as competências e habilidades presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais e nos quatros pilares da educação: aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a ser e aprender a conviver.

A seqüência didática deve ser entendida como metodologia a ser aprendida e ensinada, construída na relação cotidiana professor-aluno.

Convidamos e desafiamos todos – professores e alunos - para a aventura de navegar no site http://www.obrabonifacio.com.br, descobrindo suas riquezas e planejando trabalhos diferenciados com seus alunos, socializando suas seqüências didáticas, descobertas e experiências.


CRÉDITOS:

Maria Carmen Caron
Professora de História pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Professora da Rede Estadual de Educação
Assistente Técnico-Pedagógico – Diretoria de Ensino Região de Americana




Sugestão de Seqüência Didática

A independência pela ótica de José Bonifácio de Andrada e Silva
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/grp_l.php?t=036s