> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Bom dia
Quinta-Feira , 28 de Março de 2024
>> Profissionais da Educação
   
 
Lideranças que fazem a diferença

 
Baseada nos resultados da "Avaliação do Processo de Implantação de Inovações no Ensino Básico e seu Impacto sobre a situação de Ensino: Aprendizagem dos Alunos da Região Metropolitana de São Paulo", investigação realizada pela Fundação Carlos Chagas, entre 1992 e 1994, a Secretaria de Estado da Educação de São Paulo organizou quatro livros e um vídeo, abordando temas relacionados à melhoria da qualidade do ensino/aprendizagem nas escolas.

Para a Secretaria, estes livros poderão contribuir para que diretores e professores-coordenadores possam aperfeiçoar cada vez mais sua prática nas escolas.

· Publicação 1 - Lideranças que fazem diferença - enfatiza o papel do diretor e do professor-coordenador ao incentivar o aperfeiçoamento contínuo da equipe escolar e o desempenho dos alunos.

· Publicação 2 - Professores que fazem diferença - indica que os professores devem ser seguros de sua competência e dispostos a investir, coletivamente, em seu aperfeiçoamento profissional, visando a construir uma relação positiva com os alunos.

· Publicação 3 - Pais que fazem diferença - como as famílias e a comunidade podem participar do funcionamento da escola, ajudando a corrigir o que está errado e melhorando o que está dando certo.

· Publicação 4 - Manual de utilização - explica como se pode utilizar os três livros e o vídeo, ensinando como trabalhar coletivamente as informações e adaptá-las ao seu caso específico de vida ou de trabalho.


http://www.educacao.sp.gov.br/diretor/
doc_pub/aeqfd_lqfd.htm

Publicação: A escola que faz diferença. São Paulo: SEE/SP, 1997, 4v.

Para mais informações clique em AJUDA no menu.