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Estratégias de desenvolvimento
de pessoal no interior da escola |
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Sonia T. S. Penin |
A professora Sonia Penin enfoca neste
artigo a questão da formação profissional
em serviço, discutindo pontos importantes que podem
facilitar e enriquecer a tarefa de planejar o trabalho
de desenvolvimento de pessoal dentro de uma escola.
Segundo a autora, essa é uma tarefa coletiva
e específica de cada escola. Coletiva, pois serão
os próprios profissionais que, a partir de suas
reflexões, estabelecerão as estratégias
do desenvolvimento e do processo educativo. Específica,
pois as reflexões devem se fundamentar na análise
do contexto social em que a escola está inserida
e na história da própria escola.
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"O planejamento do trabalho de desenvolvimento dos profissionais
da educação no interior da escola pressupõe
uma reflexão e uma discussão coletiva sobre cada
escola - em particular, suas condições objetivas,
considerando dois eixos de análise: a história
da própria escola e os reflexos da História e
do atual contexto educacional e social brasileiro sobre o cotidiano
escolar."
"A partir de uma análise assim realizada,
é possível que, com mais segurança, os
profissionais da escola, de comum acordo, estabeleçam
as estratégias mais valiosas e viáveis que possam
trilhar na busca de seu próprio desenvolvimento e do
desenvolvimento do processo educativo de que participam."
"Pensar o trabalho de desenvolvimento do pessoal
da escola é, em primeiro lugar, diagnosticar as condições
objetivas de cada escola e situá-la no contexto do
movimento educacional e social mais amplo pelo qual passa
a sociedade. Confrontar os determinantes sociais gerais com
os locais, procurando equacionar os pontos de estrangulamento,
é a melhor forma de se iniciar o trabalho na escola.
Todavia, todo diagnóstico deve ter como referência
um padrão a se alcançar, um parâmetro
em função do qual a análise será
feita. É aqui que se apresenta como fundamental que
os agentes pedagógicos explicitem seu Projeto de Escola."
Publicação:
da Série Idéias n. 3, São Paulo: FDE,
1993
Páginas: 49-52
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