> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa tarde
Quinta-Feira , 02 de Maio de 2024
 
>> Progressão Continuada

Referências Bibliográficas

   Artigos de Jornais

1. Título: Aluno analfabeto põe avaliações em xeque
Autor(es): Iuri Dantas
Fonte: Folha de S. Paulo, 16 abr. 2002
Local: São Paulo
Descrição: p. C-3

2. Título: A avaliação que falta
Autor(es): -
Fonte: O Estado de S. Paulo, 12 fev. 2002
Local: São Paulo
Descrição: p. A-3
3. Título: Docente que denuncia Estado é perseguido, acusa APEOESP
Autor(es): Bianca Alencar
Fonte: Correio Popular, 22 fev. 2002
Local: Campinas
Descrição: p. 6
4. Título: Ensino deficiente: aprende mal, ensina errado
Autor(es): Cristiana Felippe
Fonte: Correio Braziliense, 20 abr. 2002
Local: Brasília
Descrição: p.12
5. Título: Para Associação, sistema de aprovação é maquiagem
Autor(es): -
Fonte: Correio Popular, 22 fev. 2002
Local: Campinas
Descrição: p. 6
6. Título: Progressão continuada divide as opiniões
Autor(es): -
Fonte: A Tribuna, 13 abr. 2002
Local: Santos
Descrição: p. 3
7. Título: Progressão continuada terá avaliações anuais
Autor(es): -
Fonte: O Estado de S. Paulo, 29 out. 2002
Local: São Paulo
Descrição: p. A-9
8. Título: Promoção automática e empregabilidade
Autor(es): José Pastore
Fonte: O Estado de S. Paulo, 18 dez. 2001
Local: São Paulo
Descrição: p. B
9. Título: Provão reavalia efeitos de progressão continuada
Autor(es): Fausto Siqueira
Fonte: O Estado de S. Paulo, 01 jul. 2002
Local: São Paulo
Descrição: p. C-12
10. Título: Repetência e exclusão
Autor(es): Eliana Bucci
Fonte: O Estado de S. Paulo, 14 out. 2002
Local: São Paulo
Descrição: p. A-2

11. Título: Rose Neubauer acha desastroso fim da progressão continuada
Autor(es): -
Fonte: A Tribuna, 24 jan. 2002
Local: Santos
Descrição: p. 6



   Artigos de Revistas
1. Título: Avaliação, promoção e seriação nas escolas inglesas
Autor(es): H. Martin Wilson
Fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 22, n. 55, jul./set. 1954
Local: Rio de Janeiro
Descrição: p. 52-63
2. Título: O avanço progressivo: uma proposta pedagógica do rendimento escolar distintiva da reorganização do ensino em Santa Catarina
Autor(es): Luzete Adelaide Pereira (Coord.)
Fonte: Cadernos do CED, v. 1, n. 1/2, jan. 1984
Local: Florianópolis
Descrição: p. 9-110
3. Título: Os ciclos e a avaliação escolar
Autor(es): Ceris Salete Ribas da Silva
Fonte: Presença Pedagógica, v. 7, n. 40, jul./ago. 2001
Local: Belo Horizonte
Descrição: p. 68-76
4. Título: Ciclos de desenvolvimento humano e formação de educadores
Autor(es): Miguel G. Arroyo
Fonte: Educação & Sociedade, v. 20, n. 68, dez. 1999
Local: Campinas
Descrição: p. 143-162
5. Título: Ciclos de formação: mitos, diferenças e desafios
Autor(es): Andréa Krug; José Clóvis de Azevedo
Fonte: Pátio: revista pedagógica, v. 4, n. 14, ago./out. 2000
Local: Porto Alegre
Descrição: p. 9
6. Título: Ciclos de formação na escola plural
Autor(es): Agnela da Silva Giusta; Maria Ângela Moraes Euclides, Débora Aniceta de Mello Ramón
Fonte: Presença Pedagógica, v. 5, n. 28, jul./ago. 1999
Local: Belo Horizonte
Descrição: p. 18-27
7. Título: Os ciclos escolares: elementos de uma trajetória
Autor(es): Elba Siqueira de Sá Barreto; Eleny Mitrulis
Fonte: Cadernos de Pesquisa, n. 108, nov. 1999
Local: São Paulo
Descrição: p. 27-47
8. Título: Ciclos no ensino fundamental: um projeto de inclusão?
Autor(es): Samira Zaidan
Fonte: Presença Pedagógica, v. 5, n. 30, nov./dez. 1999
Local: Belo Horizonte
Descrição: p. 50-59
9. Título: O desafio de construir uma alfabetização de melhor qualidade: a proposta do ciclo básico em São Paulo
Autor(es): Marília Claret Geraes Duran
Fonte: Tecnologia Educacional, v. 19, n. 95/96, jul./out. 1990
Local: Rio de Janeiro
Descrição: p. 19-24
10. Título: É proibido repetir
Autor(es): Rose Neubauer da Silva; Cláudia Davis
Fonte: Estudos em Avaliação Educacional, n. 7, jan./jun. 1993
Local: São Paulo
Descrição: p. 5-44
11. Título: Ensino por ciclos: a democratização do conhecimento na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre
Autor(es): José Clóvis de Azevedo
Fonte: Pátio: revista pedagógica, v. 1, n. 0, fev./abr. 1997
Local: Porto Alegre
Descrição: p. 31-32
12. Título: O ensino primário paulista
Autor(es): Renato Jardim Moreira
Fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 34, n. 80, out./dez. 1980
Local: Rio de Janeiro
Descrição: p. 219-231
13. Título: O fracasso de todos nós
Autor(es): Gilberto Nascimento
Fonte: Educação, v. 27, n. 231, jul. 2000
Local: São Paulo
Descrição: p. 36-44
14. Título: Limites e possibilidades dos programas de aceleração de aprendizagem
Autor(es): Clarilza Prado de Sousa
Fonte: Cadernos de Pesquisa, n. 108, nov. 1999
Local: São Paulo
Descrição: p. 81-89
15. Título: Para que serve a escola?
Autor(es): Sylvia Figueiredo Gouveia
Fonte: Educação, v. 27, n. 234, out. 2000
Local: São Paulo
Descrição: p. 68-70
16. Título: Por que séries e não ciclos
Autor(es): Esther Pillar Grossi
Fonte: Pátio: revista pedagógica, v. 4, n. 13, maio/jul. 2000
Local: Porto Alegre
Descrição: p. 46-47
17. Título: Profissionalização do professor e desenvolvimento de ciclos de aprendizagem
Autor(es): Philippe Perrenoud
Fonte: Cadernos de Pesquisa, n. 108, nov. 1999
Local: São Paulo
Descrição: p. 7-26
18. Título: Progressão continuada: o desafio de acontecer
Autor(es): -
Fonte: Escola Agora, v. 3, n. 19, out. 1998
Local: São Paulo
Descrição: p. 1-4
19. Título: Progressão continuada na LDB
Autor(es): Francisco Antônio Poli
Fonte: Gestão em Rede, n. 7, maio 1998
Local: São Paulo
Descrição: p. 16-17
20.Título: Progressão continuada: re-significando a avaliação escolar
Autor(es): Sandra Maria Zákia Lian Sousa; Andrea Steinvascher; Ocimar Munhoz Alavarse
Fonte: Revista Psicopedagogia, v. 19, n. 58, dez. 2001
Local: São Paulo
Descrição: p. 10-14
21. Título: Promoção automática e adequação do currículo ao desenvolvimento do aluno
Autor(es): Dante Moreira Leite
Fonte: Estudos em Avaliação Educacional, n. 19, jan./jun. 1999
Local: São Paulo
Descrição: p. 5-24
22. Título: Promoção automática e capitulação da escola
Autor(es): Pedro Demo
Fonte: Ensaio, v. 6, n. 19, abr./jun. 1998
Local: Rio de Janeiro
Descrição: p.159-190
23. Título: A promoção automática em questão: argumentos, implicações e possibilidades
Autor(es): Jefferson Mainardes
Fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 79, n. 192, maio 1998
Local: .Brasília
Descrição: p. 16-29
24. Título: A promoção automática na década de 50: uma revisão bibliográfica na RBEP
Autor(es): Cláudia de Oliveira Fernandes
Fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 81, n. 197, jan./abr. 2000
Local: Brasília
Descrição: p. 76-88
25. Título: A promoção automática na escola primária
Autor(es): Luís Pereira
Fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 30, n. 72, out./dez. 1958
Local: Rio de Janeiro
Descrição: p. 105-107
26. Título: Quais as competências para operar em ciclos de aprendizagem plurianuais?
Autor(es): Monica Gather Thurler
Fonte: Pátio: revista pedagógica, v. 5, n. 17, maio/jul. 2001
Local: Porto Alegre
Descrição: p. 17-21
27. Título: Quem tem medo da progressão continuada? Ou melhor, a quem interessa o sistema de reprovação e exclusão social?
Autor(es): Tereza Roserley Neubauer da Silva
Fonte: Acesso: revista de educação e informática, v. 10, n. 14, dez. 2000
Local: São Paulo
Descrição: p. 11-18
28. Título: A questão dos ciclos na escola básica
Autor(es): Menga Lüdke
Fonte: Pátio: revista pedagógica, v. 4, n. 13, maio/jul. 2000
Local: Porto Alegre
Descrição: p. 49-50
29.Título: A reconstrução da escola: a educação municipal em São Paulo de 1989 a 1991
Autor(es): Mário Sérgio Cortella
Fonte: Em Aberto, v. 11, n. 53, jan./mar.1992
Local: Brasília
Descrição: p. 54-63
30. Título: São Paulo adota dois ciclos sem reprovação
Autor(es): Adriana Vera e Silva
Fonte: Nova Escola, v. 12, n. 107, nov. 1997
Local: São Paulo
Descrição: p. 46-49
31. Título: O sistema de avanço progressivo e suas conseqüências no Estado de Santa Catarina
Autor(es): Guiomar Osório de Sena; Nina Rosa Lima Medeiros
Fonte: Cadernos do CED, v. 1, n. 1/2, jan. 1984
Local: Florianópolis
Descrição: p. 111-174
32. Título: Trajetória e desafios dos ciclos escolares no país
Autor(es): Elba Siqueira de Sá Barreto; Eleny Mitrulis
Fonte: Estudos Avançados, v. 15, n. 42, maio/ago. 2001
Local: São Paulo
Descrição: p. 103-140


   Evento - Partes
1. Título: Avaliação e progressão continuada
Nome do evento: Encontro Regional de Supervisores e Diretores de Escolas, São Paulo, 26-28 jan. 1998
Título do evento: Escola de Cara Nova: planejamento 1998
Responsabilidade institucional: São Paulo (Estado) Secretaria de Educação
Local: São Paulo
Editora: SE
Data: 1998
Descrição: p.1-4
2. Título: Progressão continuada
Nome do evento: Encontro Regional de Supervisores e Diretores de Escolas, São Paulo, 26-28 jan. 1998
Título do evento: Escola de Cara Nova: planejamento 1998
Responsabilidade institucional: São Paulo (Estado) Secretaria de Educação
Local: São Paulo
Editora: SE
Data: 1998
Descrição: p.1-4
3. Título: Subsídios: implementação do regime de progressão continuada no ensino fundamental
Nome do evento: Encontro Regional de Supervisores e Diretores de Escolas, São Paulo, 26-28 jan. 1998
Título do evento: Escola de Cara Nova: planejamento 1998
Responsabilidade institucional: São Paulo (Estado) Secretaria de Educação
Local: São Paulo
Editora: SE
Data: 1998
Descrição: p.1-8


   Legislação
1. Lei n. 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes da educação nacional
www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm
2. Deliberação CEE n. 9/97 e Indicação CEE n. 8/97. Institui, no sistema de ensino do Estado de São Paulo, o regime de progressão continuada no ensino fundamental.
http://www.ceesp.sp.gov.br/d09i8-97.htm
3. Indicação CEE n. 22/97. Trata-se de avaliação e progressão continuada.
http://www.ceesp.sp.gov.br/i22-97.htm


   Monografias

1. Título: Avaliação, ciclos e promoção na educação
Autor: Creso Franco (org.)
Local: Porto Alegre
Editora: Artmed
Data: 2001
Descrição: 172 p.

2. Título: A construção da proposta pedagógica da escola: a escola de cara nova; planejamento 2000
Autor: São Paulo (Estado) Secretaria de Educação
Local: São Paulo
Editora: SE
Data: 2000
Descrição: 39 p.
3. Título: Ciclos de formação: uma proposta transformadora
Autor: Andréa Krug
Local: Porto Alegre
Editora: Mediação
Data: 2001
Descrição: 149 p.
4. Título: Currículo democrático: resistências e possibilidades; desafios na implantação dos ciclos na rede municipal de São Paulo
Autor: Isabel Cristina Nache Borges
Local: São Paulo
Editora: Articulação Universidade/Escola
Data: 2000
Descrição: 111 p.
5. Título: Les cycles a l'école primaire: les impacts d'une politique de l'éducation
Autor: Institut National de Recherche Pédagogique
Local: Paris
Editora: Institut National de Recherche Pédagogique
Data: 1997
Descrição: 146 p.
6. Título: A pedagogia do sucesso: uma estratégia política para corrigir o fluxo e vencer a cultura da repetência
Autor: João Batista Araújo e Oliveira
Local: São Paulo
Editora: Saraiva, Instituto Ayrton Senna
Data: 2001
Descrição: 157 p. tab. gráf.
7. Título: Reprovação escolar: renúncia à educação
Autor: Vitor Henrique Paro
Local: São Paulo
Editora: Xamã
Data: 2001
Descrição: 167 p.


   Monografias - Capítulos

1. Título: Avaliação e progressão continuada: subsídios para uma reflexão
Autor: Mere Abramowicz
Fonte: Avaliação educacional: fundamentos e práticas. Autor: Isabel Franchi Cappelletti (org.)
Local: São Paulo
Editora: Articulação Universidade/Escola
Data: 2001
Descrição: p.33-45

2. Título: A avaliação na organização do ensino em ciclos
Autor: Sandra Maria Zákia Lian Sousa
Fonte: USP fala sobre educação. Autor: Myriam Krasilchik
Local: São Paulo
Editora: USP
Data: 2000
Descrição: p.34-43
3. Título: A organização da escolaridade em ciclos: ainda um desafio para os sistemas de ensino
Autor: Jefferson Mainardes
Fonte: Avaliação, ciclos e promoção na educação. Autor: Creso Franco (org.)
Local: Porto Alegre
Editora: Artmed
Data: 2001
Descrição: p.35-54
4. Título: Progressão continuada
Autor: Alba Maria Ferreira Rossi
Fonte: Administração e supervisão escolar: questões para o novo milênio. Autor: Lourdes Marcelino Machado (coord.)
Local: São Paulo
Editora: Pioneira
Data: 2000
Descrição: p.93-103
5. Título: Promoção automática e adequação do currículo ao desenvolvimento do aluno
Autor: Dante Moreira Leite
Fonte: A voz dos educadores: textos escolhidos. Autor: São Paulo (Estado) Secretaria de Educação. Conselho Estadual de Educação
Local: São Paulo
Editora: CEE
Data: 2002
Descrição: p.82-91
6. Título: Qualidade de ensino e progressão continuada
Autor: Sônia Teresinha de Sousa Penin
Fonte: USP fala sobre educação. Autor: Myriam Krasilchik
Local: São Paulo
Editora: USP
Data: 2000
Descrição: p.23-33
7. Título: Repetência ou promoção automática
Autor: Antônio Ferreira de Almeida Júnior
Fonte: A voz dos educadores: textos escolhidos. Autor: São Paulo (Estado) Secretaria de Educação. Conselho Estadual de Educação
Local: São Paulo
Editora: CEE
Data: 2002
Descrição: p.72-80
8. Título: Séries ou ciclos: o que acontece quando os professores escolhem?
Autor(es): Cláudia Fernandes; Creso Franco
Fonte: Avaliação, ciclos e promoção na educação. Autor: Creso Franco (org.)
Local: Porto Alegre
Editora: Artmed
Data: 2001
Descrição: p.55-68


   Tese

1. Título: O regime de progressão continuada e a formação de professores: um estudo sobre as iniciativas da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo
Autor: Agostinho Nunes de Brito
Local: São Paulo
Data: 2001
Descrição: 94 p
Notas: Instituição de apresentação: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Grau acadêmico: Dissertação (mestrado)



   Vídeo

1. Título: Progressão continuada: compromisso com a aprendizagem; Fórum de debates
Local: São Paulo
Produtora: FDE
Data: 2002
Descrição: 4 fitas; 380 min. (6h20min) PAL'M; VHS, col.
Notas: Conteúdo: Fita 1: Videopalestra - Progressão continuada: espinha dorsal da política educacional, por Gabriel Chalita, Secretário da Educação; Aprendizagem em ciclos: repercussão da política pública voltada para a cidadania, por Mário Sérgio Cortella; Os desafios da avaliação nos ciclos de aprendizagem, por Elba Siqueira de Sá Barreto. - Fita 2: Debate das palestras entre os expositores e os convidados. - Fita 3: Mesa redonda - Posicionamento e propostas das entidades de classe e comentários de professores especialistas convidados. - Fita 4: Debates dos participantes com os professores especialistas convidados, representantes das entidades de classe e encerramento pelo Secretário da Educação, Gabriel Chalita.
Acompanha um folheto onde são apresentados os temas abordados e os aspectos mais relevantes das palestras proferidas e dos debates entre os expositores, professores especialistas convidados, representantes de entidades de classe e participantes.