> Sistema Documentação |
> Memorial da Educação |
> Temas Educacionais |
> Temas Pedagógicos |
> Recursos de Ensino |
> Notícias por Temas |
> Agenda |
> Programa Sala de Leitura |
> Publicações Online |
> Concursos & Prêmios |
> Diário Oficial |
> Fundação Mario Covas |
|
   |

|
  |
Boa noite |
Quinta-Feira , 01 de Maio de 2025
|
 |
|
|
 |
>> Progressão
Continuada |
|
Referências Bibliográficas
|
Artigos de Jornais |
 |
1. Título: Aluno analfabeto põe avaliações
em xeque
Autor(es): Iuri Dantas
Fonte: Folha de S. Paulo, 16 abr. 2002
Local: São Paulo
Descrição: p. C-3
|
2. Título: A avaliação que falta
Autor(es): -
Fonte: O Estado de S. Paulo, 12 fev. 2002
Local: São Paulo
Descrição: p. A-3 |
3. Título: Docente que denuncia Estado é
perseguido, acusa APEOESP
Autor(es): Bianca Alencar
Fonte: Correio Popular, 22 fev. 2002
Local: Campinas
Descrição: p. 6 |
4. Título: Ensino deficiente: aprende mal,
ensina errado
Autor(es): Cristiana Felippe
Fonte: Correio Braziliense, 20 abr. 2002
Local: Brasília
Descrição: p.12 |
5. Título: Para Associação, sistema
de aprovação é maquiagem
Autor(es): -
Fonte: Correio Popular, 22 fev. 2002
Local: Campinas
Descrição: p. 6 |
6. Título: Progressão continuada divide
as opiniões
Autor(es): -
Fonte: A Tribuna, 13 abr. 2002
Local: Santos
Descrição: p. 3 |
7. Título: Progressão continuada terá
avaliações anuais
Autor(es): -
Fonte: O Estado de S. Paulo, 29 out. 2002
Local: São Paulo
Descrição: p. A-9 |
8. Título: Promoção automática
e empregabilidade
Autor(es): José Pastore
Fonte: O Estado de S. Paulo, 18 dez. 2001
Local: São Paulo
Descrição: p. B |
9. Título: Provão reavalia efeitos de
progressão continuada
Autor(es): Fausto Siqueira
Fonte: O Estado de S. Paulo, 01 jul. 2002
Local: São Paulo
Descrição: p. C-12 |
10. Título: Repetência e exclusão
Autor(es): Eliana Bucci
Fonte: O Estado de S. Paulo, 14 out. 2002
Local: São Paulo
Descrição: p. A-2 |
11. Título: Rose Neubauer acha desastroso fim
da progressão continuada
Autor(es): -
Fonte: A Tribuna, 24 jan. 2002
Local: Santos
Descrição: p. 6
|
Artigos de Revistas |
 |
1. Título: Avaliação, promoção
e seriação nas escolas inglesas
Autor(es): H. Martin Wilson
Fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v.
22, n. 55, jul./set. 1954
Local: Rio de Janeiro
Descrição: p. 52-63
|
2. Título: O avanço progressivo: uma proposta
pedagógica do rendimento escolar distintiva da reorganização
do ensino em Santa Catarina
Autor(es): Luzete Adelaide Pereira (Coord.)
Fonte: Cadernos do CED, v. 1, n. 1/2, jan. 1984
Local: Florianópolis
Descrição: p. 9-110 |
3. Título: Os ciclos e a avaliação
escolar
Autor(es): Ceris Salete Ribas da Silva
Fonte: Presença Pedagógica, v. 7, n. 40, jul./ago.
2001
Local: Belo Horizonte
Descrição: p. 68-76 |
4. Título: Ciclos de desenvolvimento humano
e formação de educadores
Autor(es): Miguel G. Arroyo
Fonte: Educação & Sociedade, v. 20, n. 68,
dez. 1999
Local: Campinas
Descrição: p. 143-162 |
5. Título: Ciclos de formação:
mitos, diferenças e desafios
Autor(es): Andréa Krug; José Clóvis de
Azevedo
Fonte: Pátio: revista pedagógica, v. 4, n. 14,
ago./out. 2000
Local: Porto Alegre
Descrição: p. 9 |
6. Título: Ciclos de formação
na escola plural
Autor(es): Agnela da Silva Giusta; Maria Ângela Moraes
Euclides, Débora Aniceta de Mello Ramón
Fonte: Presença Pedagógica, v. 5, n. 28, jul./ago.
1999
Local: Belo Horizonte
Descrição: p. 18-27 |
7. Título: Os ciclos escolares: elementos de
uma trajetória
Autor(es): Elba Siqueira de Sá Barreto; Eleny Mitrulis
Fonte: Cadernos de Pesquisa, n. 108, nov. 1999
Local: São Paulo
Descrição: p. 27-47 |
8. Título: Ciclos no ensino fundamental: um
projeto de inclusão?
Autor(es): Samira Zaidan
Fonte: Presença Pedagógica, v. 5, n. 30, nov./dez.
1999
Local: Belo Horizonte
Descrição: p. 50-59 |
9. Título: O desafio de construir uma alfabetização
de melhor qualidade: a proposta do ciclo básico em
São Paulo
Autor(es): Marília Claret Geraes Duran
Fonte: Tecnologia Educacional, v. 19, n. 95/96, jul./out.
1990
Local: Rio de Janeiro
Descrição: p. 19-24 |
10. Título: É proibido repetir
Autor(es): Rose Neubauer da Silva; Cláudia Davis
Fonte: Estudos em Avaliação Educacional, n.
7, jan./jun. 1993
Local: São Paulo
Descrição: p. 5-44 |
11. Título: Ensino por ciclos: a democratização
do conhecimento na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre
Autor(es): José Clóvis de Azevedo
Fonte: Pátio: revista pedagógica, v. 1, n. 0,
fev./abr. 1997
Local: Porto Alegre
Descrição: p. 31-32 |
12. Título: O ensino primário paulista
Autor(es): Renato Jardim Moreira
Fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v.
34, n. 80, out./dez. 1980
Local: Rio de Janeiro
Descrição: p. 219-231 |
13. Título: O fracasso de todos nós
Autor(es): Gilberto Nascimento
Fonte: Educação, v. 27, n. 231, jul. 2000
Local: São Paulo
Descrição: p. 36-44 |
14. Título: Limites e possibilidades dos programas
de aceleração de aprendizagem
Autor(es): Clarilza Prado de Sousa
Fonte: Cadernos de Pesquisa, n. 108, nov. 1999
Local: São Paulo
Descrição: p. 81-89 |
15. Título: Para que serve a escola?
Autor(es): Sylvia Figueiredo Gouveia
Fonte: Educação, v. 27, n. 234, out. 2000
Local: São Paulo
Descrição: p. 68-70 |
16. Título: Por que séries e não
ciclos
Autor(es): Esther Pillar Grossi
Fonte: Pátio: revista pedagógica, v. 4, n. 13,
maio/jul. 2000
Local: Porto Alegre
Descrição: p. 46-47 |
17. Título: Profissionalização
do professor e desenvolvimento de ciclos de aprendizagem
Autor(es): Philippe Perrenoud
Fonte: Cadernos de Pesquisa, n. 108, nov. 1999
Local: São Paulo
Descrição: p. 7-26 |
18. Título: Progressão continuada: o
desafio de acontecer
Autor(es): -
Fonte: Escola Agora, v. 3, n. 19, out. 1998
Local: São Paulo
Descrição: p. 1-4 |
19. Título: Progressão continuada na
LDB
Autor(es): Francisco Antônio Poli
Fonte: Gestão em Rede, n. 7, maio 1998
Local: São Paulo
Descrição: p. 16-17 |
20.Título: Progressão continuada: re-significando
a avaliação escolar
Autor(es): Sandra Maria Zákia Lian Sousa; Andrea Steinvascher;
Ocimar Munhoz Alavarse
Fonte: Revista Psicopedagogia, v. 19, n. 58, dez. 2001
Local: São Paulo
Descrição: p. 10-14 |
21. Título: Promoção automática
e adequação do currículo ao desenvolvimento
do aluno
Autor(es): Dante Moreira Leite
Fonte: Estudos em Avaliação Educacional, n.
19, jan./jun. 1999
Local: São Paulo
Descrição: p. 5-24 |
22. Título: Promoção automática
e capitulação da escola
Autor(es): Pedro Demo
Fonte: Ensaio, v. 6, n. 19, abr./jun. 1998
Local: Rio de Janeiro
Descrição: p.159-190 |
23. Título: A promoção automática
em questão: argumentos, implicações e
possibilidades
Autor(es): Jefferson Mainardes
Fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v.
79, n. 192, maio 1998
Local: .Brasília
Descrição: p. 16-29 |
24. Título: A promoção automática
na década de 50: uma revisão bibliográfica
na RBEP
Autor(es): Cláudia de Oliveira Fernandes
Fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v.
81, n. 197, jan./abr. 2000
Local: Brasília
Descrição: p. 76-88 |
25. Título: A promoção automática
na escola primária
Autor(es): Luís Pereira
Fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v.
30, n. 72, out./dez. 1958
Local: Rio de Janeiro
Descrição: p. 105-107 |
26. Título: Quais as competências para
operar em ciclos de aprendizagem plurianuais?
Autor(es): Monica Gather Thurler
Fonte: Pátio: revista pedagógica, v. 5, n. 17,
maio/jul. 2001
Local: Porto Alegre
Descrição: p. 17-21 |
27. Título: Quem tem medo da progressão
continuada? Ou melhor, a quem interessa o sistema de reprovação
e exclusão social?
Autor(es): Tereza Roserley Neubauer da Silva
Fonte: Acesso: revista de educação e informática,
v. 10, n. 14, dez. 2000
Local: São Paulo
Descrição: p. 11-18 |
28. Título: A questão dos ciclos na
escola básica
Autor(es): Menga Lüdke
Fonte: Pátio: revista pedagógica, v. 4, n. 13,
maio/jul. 2000
Local: Porto Alegre
Descrição: p. 49-50 |
29.Título: A reconstrução da
escola: a educação municipal em São Paulo
de 1989 a 1991
Autor(es): Mário Sérgio Cortella
Fonte: Em Aberto, v. 11, n. 53, jan./mar.1992
Local: Brasília
Descrição: p. 54-63 |
30. Título: São Paulo adota dois ciclos
sem reprovação
Autor(es): Adriana Vera e Silva
Fonte: Nova Escola, v. 12, n. 107, nov. 1997
Local: São Paulo
Descrição: p. 46-49 |
31. Título: O sistema de avanço progressivo
e suas conseqüências no Estado de Santa Catarina
Autor(es): Guiomar Osório de Sena; Nina Rosa Lima Medeiros
Fonte: Cadernos do CED, v. 1, n. 1/2, jan. 1984
Local: Florianópolis
Descrição: p. 111-174 |
32. Título: Trajetória e desafios dos
ciclos escolares no país
Autor(es): Elba Siqueira de Sá Barreto; Eleny Mitrulis
Fonte: Estudos Avançados, v. 15, n. 42, maio/ago. 2001
Local: São Paulo
Descrição: p. 103-140 |
Evento - Partes |
 |
1. Título: Avaliação e progressão
continuada
Nome do evento: Encontro Regional de Supervisores e Diretores
de Escolas, São Paulo, 26-28 jan. 1998
Título do evento: Escola de Cara Nova: planejamento
1998
Responsabilidade institucional: São Paulo (Estado)
Secretaria de Educação
Local: São Paulo
Editora: SE
Data: 1998
Descrição: p.1-4 |
2. Título: Progressão continuada
Nome do evento: Encontro Regional de Supervisores e Diretores
de Escolas, São Paulo, 26-28 jan. 1998
Título do evento: Escola de Cara Nova: planejamento
1998
Responsabilidade institucional: São Paulo (Estado)
Secretaria de Educação
Local: São Paulo
Editora: SE
Data: 1998
Descrição: p.1-4 |
3. Título: Subsídios: implementação
do regime de progressão continuada no ensino fundamental
Nome do evento: Encontro Regional de Supervisores e
Diretores de Escolas, São Paulo, 26-28 jan. 1998
Título do evento: Escola de Cara Nova: planejamento
1998
Responsabilidade institucional: São Paulo (Estado)
Secretaria de Educação
Local: São Paulo
Editora: SE
Data: 1998
Descrição: p.1-8 |
Legislação |
 |
Monografias |
 |
Monografias - Capítulos |
 |
Tese |
 |
Vídeo |
 |
1. Título: Progressão continuada: compromisso
com a aprendizagem; Fórum de debates
Local: São Paulo
Produtora: FDE
Data: 2002
Descrição: 4 fitas; 380 min. (6h20min) PAL'M;
VHS, col.
Notas: Conteúdo: Fita 1: Videopalestra - Progressão
continuada: espinha dorsal da política educacional,
por Gabriel Chalita, Secretário da Educação;
Aprendizagem em ciclos: repercussão da política
pública voltada para a cidadania, por Mário
Sérgio Cortella; Os desafios da avaliação
nos ciclos de aprendizagem, por Elba Siqueira de Sá
Barreto. - Fita 2: Debate das palestras entre os expositores
e os convidados. - Fita 3: Mesa redonda - Posicionamento e
propostas das entidades de classe e comentários de
professores especialistas convidados. - Fita 4: Debates dos
participantes com os professores especialistas convidados,
representantes das entidades de classe e encerramento pelo
Secretário da Educação, Gabriel Chalita.
Acompanha um folheto onde são apresentados os temas
abordados e os aspectos mais relevantes das palestras proferidas
e dos debates entre os expositores, professores especialistas
convidados, representantes de entidades de classe e participantes.
|
|
|
|
|
 |
|
|
|