> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa tarde
Sexta-Feira , 26 de Abril de 2024
>> Saúde
   
 
A questão da droga na escola

Gilda Maria Pompéia Soares


Este artigo traz informações gerais e científicas sobre drogas, as classificações a partir dos seus efeitos, os tipos de usuários e os fatores de risco no uso de drogas no âmbito da escola. A autora faz recomendações referentes a algumas situações específicas como, por exemplo, "olhar" o aluno que usa drogas como um caso único e que merece ser acolhido.

Clique aqui para ler o texto na íntegra. Para isso você precisa ter o programa Acrobat Reader. Para instalá-lo, clique aqui.

"Na verdade, o problema está na relação que se estabelece com a substância na pura necessidade de se buscar fora de si uma forma de satisfação própria. Seja qual for a droga, o indivíduo, com sua personalidade suas angústias, aflições, ansiedades e emoções, é que está em jogo. Há que se levar em consideração a pessoa, a droga e o meio social em que estiver se dando o uso. Se a droga é lícita ou ilícita, realmente não importa."

"São várias as possibilidades de ocorrência do uso indevido de drogas feito por alunos dentro e/ou fora da escola. Em primeiro lugar, é necessário estabelecer algumas diretrizes gerais a respeito da atitude da direção, para posteriormente abordar caso a caso. Sugere-se que a direção convoque todos os funcionários, professores e APM para pedir sua colaboração neste caso específico e passar as diretrizes para que todos possam ter um núcleo de atitudes comuns."

"O critério para escolha do profissional que vai conversar com o aluno deve ser o de quem tem maior proximidade ou vínculo com ele e que esteja bem preparado para esta função. Esta pessoa pode ser desde o porteiro até o diretor."

Publicação: Série Idéias n. 29, São Paulo: FDE, 1996
Páginas: 137-148

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





 Download do      arquivo

Clique aqui para baixar o Acrobat Reader