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Quinta-Feira , 18 de Abril de 2024
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Conselho de escola em São Paulo: etnografia da participação de pais de alunos

Sérgio Luis Avancine

Você acha que os Conselhos de Escola têm se tornado espaços meramente burocráticos ? E que os pais se interessam cada vez menos em participar das atividades da escola? Neste relato, o autor mostra que a realidade pode ser diferente, baseado em uma pesquisa realizada em escolas da periferia de São Paulo. Avancine faz um breve histórico e fala dos problemas da implantação e das possibilidades de atuação do Conselho de Escola.

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"... constatei inúmeras dificuldades na presença popular dentro do estabelecimento de ensino, por outro verifiquei que se podem autorizar esperanças nos processos democratizantes formais admitidos na Escola Pública."

"... a participação dos usuários acaba por emprestar à Escola uma força política maior que a que dispunha anteriormente, na medida em que se potencializa seu poder de pressão sobre órgãos superiores do sistema de administração da rede educacional e aumenta sua chance de obtenção de recursos e condições mais propícias para a realização de seus fins."

"Os conselheiros [concordam] no reconhecimento da possibilidade de crescimento pessoal no decorrer do processo de abertura a uma participação mais ampla propiciada pelo órgão colegiado. Tal crescimento se refere basicamente à autopercepção enquanto pessoa portadora de direitos, portanto à aquisição da noção de cidadania e também ao entendimento da Escola enquanto serviço público.(...) Neste sentido, mesmo a simples possibilidade de presença física das mães de alunos conselheiras dentro do espaço escolar já pode representar um avanço."

"A garantia institucional-legal da participação tem-se mostrado (...) um fator de grande importância. De fato, foi com base nessa garantia que se possibilitaram os mais decisivos enfrentamentos nas escolas.."

"... se a participação popular não é a panacéia da Escola, ela pode sim jogar internamente o papel de importante fator alavancador de melhorias diversas para o estabelecimento de ensino."

Publicação: Série Idéias n. 12. São Paulo: FDE, 1992.
Páginas: 67-74

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