"... constatei inúmeras dificuldades na presença
popular dentro do estabelecimento de ensino, por outro verifiquei
que se podem autorizar esperanças nos processos democratizantes
formais admitidos na Escola Pública."
"... a participação dos usuários
acaba por emprestar à Escola uma força política
maior que a que dispunha anteriormente, na medida em que se
potencializa seu poder de pressão sobre órgãos
superiores do sistema de administração da rede
educacional e aumenta sua chance de obtenção
de recursos e condições mais propícias
para a realização de seus fins."
"Os conselheiros [concordam] no reconhecimento da
possibilidade de crescimento pessoal no decorrer do processo
de abertura a uma participação mais ampla propiciada
pelo órgão colegiado. Tal crescimento se refere
basicamente à autopercepção enquanto
pessoa portadora de direitos, portanto à aquisição
da noção de cidadania e também ao entendimento
da Escola enquanto serviço público.(...) Neste
sentido, mesmo a simples possibilidade de presença
física das mães de alunos conselheiras dentro
do espaço escolar já pode representar um avanço."
"A garantia institucional-legal da participação
tem-se mostrado (...) um fator de grande importância.
De fato, foi com base nessa garantia que se possibilitaram
os mais decisivos enfrentamentos nas escolas.."
"... se a participação popular não
é a panacéia da Escola, ela pode sim jogar internamente
o papel de importante fator alavancador de melhorias diversas
para o estabelecimento de ensino."