> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa tarde
Sexta-Feira , 26 de Abril de 2024
>> Conselho de Escola
   
 
Relações família e escola: continuidade/descontinuidade no processo educativo

Jerusa Vieira Gomes

A relação família e escola é fundamental no processo educativo. Porém, na nossa sociedade, nem sempre essa relação se complementa. Pelo contrário, é comum a escola se queixar da ausência da família e vice-versa. Nesse texto, a autora analisa essa relação e fornece `pistas' para repensar esta relação, de tal forma que família e escola trabalhem conjuntamente numa parceria eficaz.

Clique aqui para ler o texto na íntegra. Para isso você precisa ter o programa Acrobat Reader. Para instalá-lo, clique aqui.

"Hoje, poucos são os casos em que Família e Escola, através das APMs, compartilham a responsabilidade sobre a Educação Escolar. Em geral, a Escola promove reuniões para dar explicações - para não dizer fazer queixas - sobre o desempenho e o comportamento dos escolares. Assim, uma a duas vezes por semestre, às vezes por ano, os pais são convidados para uma dessas reuniões. (...) Resumem-se nisso, quase sempre, as relações Família-Escola. No mais, os pais mantém-se e são mantidos bastante afastados dos acontecimentos na esfera escolar."

"...a escola continua a tarefa familiar de educar a criança para a vida e, especialmente, para o trabalho. O que não fazemos é levar em conta este dado, até as últimas conseqüências."

" ... parece-me possível e necessário um trabalho de conhecimento do bairro e de sua população, para que cada uma das escolas possa adequar seus planejamentos às expectativas e condições reais de vida e de trabalho das famílias que lhes fornecem a clientela. E isto, creio, aplica-se a qualquer Escola, de todo e qualquer bairro (...) o desafio está posto."

Publicação: Série Idéias n. 16. São Paulo: FDE, 1993
Páginas: 84-92

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





 Download do      arquivo

Clique aqui para baixar o Acrobat Reader