> Página inicial CRE
> Página inicial Memorial
> Apresentação
> Exposição
   A Escola Pública e o Saber
> Histórias de Escolas    Estaduais Paulistas
> Links de Escolas
> Memória Oral
> Memória Escolar

   Memória Escolar
 

Veja a seguir a relação de documentos e manuais referentes à orientação da organização e preservação de acervos históricos escolares. Para visualizar os arquivos, é necessário ter instalado no seu computador o software Acrobat Reader. Caso não o possua, clique aqui.

Nessa página você também terá acesso a sites de museus relacionados à educação sediados no Brasil e no mundo.


Vídeos




  Centro de Memória da E.E. Visconde de Itaúna – 2010
    01 vídeo
  Celebração dos 75 anos da E.E. Visconde de Congonhas do Campo – 2012
    01 vídeo


   Manuais


Orientações para Projetos de Organização de Acervos Históricos Escolares

Orientações para a Realização de Projetos de História Oral
Manual de Trabalho em arquivos escolares

Museus Escolares


1 – Magistra - Museu da Escola - Minas Gerais. Brasil
http://crv.educacao.mg.gov.br/museu/port/index.asp

Primeiro do gênero no Brasil, O Museu da Escola de Minas Gerais foi criado em 1994 para preservar a memória da educação e valorizar a herança cultural mineira. Foi tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico em 4 de outubro de 2005.

2 – Museu da Escola Catarinense. Brasil
www.museudaescola.udesc.br

O Museu da Escola Catarinense, criado junto ao Centro de Ciências da Educação da UDESC em novembro de 1992, e em funcionamento desde março de 1993, caracteriza-se como espaço de preservação da memória cultural escolar do estado e como centro de apoio à pesquisa científica.

3 - Museu Pedagógico da UESB- Universidade Estadual da Bahia.Brasil
http://museupedagogico.uesb.br/drupal6/index.php

O Museu Pedagógico realiza a produção coletiva do conhecimento sobre a História da Educação e a Cultura à luz de várias ciências. Desde o ano de 2001, seus grupos elegeram um projeto-diretor de pesquisa intitulado “A educação no Centro-Sul da Bahia: as leis; os sujeitos; os espaços; suas representações e materiais”.

4 - Museu Escolar de Marrazes. Leira. Portugal
www.museuescolar.pt

O Museu Escolar teve a sua origem num projeto pedagógico, posto em prática pelos professores do 1º Ciclo do Ensino Básico de Marrazes, no ano letivo de 1992/1993, com o título “A escola através dos tempos”.

5 - Musée National de l´education- Rouen. França.
www.cndp.fr/musee

O Museu Nacional de Educação foi fundado 1879 na cidade de Paris como um elemento político em favor da instrução popular. Em 1980 foi transferido para Rouen como um novo Museu Nacional. Dispõe de um centro de recursos e pesquisas com mais de 900.000 documentos relativos à história da educação na França desde o séc. XVI.

6. Museo dell'Educazione - Dipartimento di Scienze dll'Educazione - Università degli Studi di Padova.Italia
www.museo.educazione.unipd.it

O Museu de Educação criado em 1993 está vinculado à Universidade de Pádua. O seu acervo conta com móveis, material didático de ensino , brinquedos e fotografias abrangendo a história da educação na Itália.

7.Museo Pedagógico de Aragón.Espanha
www.museopedagogicodearagon.com/

O Museu Pedagógico de Aragão foi criado em 2006 . Destaca-se o espaço do museu localizado em uma antiga escola rural, onde se expõe as condições de trabalho dos professores e os materiais pedagógicos em que as crianças estudavam.

8 - Museo Pedagóxico de Galicia. Espanha
www.edu.xunta.es/mupega/

O Museu Pedagógico de Galícia (MUPEGA) é um centro específico do Conselho de Educação e orientação Universitária, destinado a recuperar, salvaguardar, estudar, mostrar e difundir todas aquelas expressões que possam manifestar a variedade e riqueza do patimônio pedagógico da Galícia.