> Página inicial CRE
> Página inicial Memorial
> Apresentação
> Exposição
   A Escola Pública e o Saber
> Histórias de Escolas    Estaduais Paulistas
> Links de Escolas
> Memória Oral
> Memória Escolar

Memória Escolar, Educação e Patrimônio







Para assistir os vídeos, utilizar o Navegador Internet Explorer

"MEMÓRIA ESCOLAR, EDUCAÇÃO E PATRIMÔNIO"


A preservação do patrimônio histórico e cultural das escolas está cada vez mais presente nos debates e nas ações de instituições públicas e privadas. Essa postura tem contribuído para a (re)descoberta de nossa história institucional, fortalecendo vínculos e identidades.

É necessário que o trato do patrimônio histórico não se reduza à guarda e à conservação dos bens, mas que a relação da sociedade com seu patrimônio histórico seja de constante interação, de modo a propiciar experiências ricas e transformadoras, adquiram uma conscientização do seu pertencimento a essa comunidade e de seu papel na construção da cidadania.

Por esta razão, o Programa "Memória Escolar, Educação e Patrimônio" tem como foco a preservação da memória, sempre enfatizando a pesquisa, a investigação e o debate. Gestores e Professores serão subsidiados para a elaboração e desenvolvimento de projetos para a construção do conhecimento.

Nesta página, convidamos a Comunidade Educacional da Rede Pública Estadual para conhecer o Programa e obter informações e orientações para o desenvolvimento das suas ações.