"...firma-se no contexto da educação
pública, no Brasil, tanto pelo lado da oferta, quanto
pelo lado da demanda, o consenso de que é preciso criar
mecanismos de avaliação e de prestação
de contas, ou seja, começarmos a construir uma cultura
avaliativa."
"As escolas avaliadas se posicionaram sobre o nível
do Programa de Avaliação da Escola da seguinte
forma: "92% consideram o Programa ótimo ou bom;
78% concluíram que a comunidade escolar ( pais, alunos,
professores, especialistas e Colegiado) aceitou bem o Programa;
e 18 % o aceitaram parcialmente."
"A participação dos pais "...em
sua ação direta ( como por exemplo, na fixação
de alternativas de atendimento reforçado em casa),
como na interferência positiva na definição
de estratégias de responsabilidade da escola e de
professores...tem-se efetivado como uma parceria de grande
importância no processamento da avaliação
do rendimento dos alunos , esperando-se inclusive, que as
formas de participação e, sobretudo, de cooperação
se tornem cada vez mais organizadas e capazes de contribuir
para o alcance de melhores níveis de produtividade."