Reflexões
Educação para a Paz
O professor Ubiratan D'Ambrosio aborda o conceito de Paz nas suas várias dimensões: a paz interior, a paz social, paz ambiental e paz militar. Focaliza como objetivo atingir um estado de “paz total”, sem o qual o futuro da humanidade estará comprometido.
http://www.geocities.com/pluriversu/educapaz.html
Violência: criminalidade ou cultura?
Artigo do sociólogo e educador Julio Jacobo Waiselfisz, para quem a atual violência, mais que resultante da criminalidade, constitui um aspecto representativo e problemático da atual organização da vida social, manifestando-se nas diversas esferas da convivência social
http://novaescola.abril.com.br/ed/152_mai02/juliojacobo.doc
Por uma Cultura da Paz
Vera Maria Candau analisa os princípios para o estabelecimento de uma cultura de paz. “Uma educação para a paz não pode ser um processo que leva, de alguma forma, a velar a realidade, a calar as diferentes vozes, particularmente as dos excluídos, a não enfrentar a desigualdade e a exclusão crescentes na nossa sociedade”.
http://www.dhnet.org.br/direitos/bibpaz/textos/cpaz.htm
Os direitos do homem no amanhecer do século XXI
Discurso do Dalai Lama na Reunião da UNESCO realizada em 1998, em comemoração aos 50 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
http://www.caminhosdeluz.org/A-158.htm
Paz começa em casa
Artigo que aborda a necessidade de fazer campanhas de prevenção da violência dentro da família, uma vez que uma vida sem violência é um direito de todos e a paz começa, ou deve começar, em casa.
http://www.rebidia.org.br/novida/lidera.html
Cidadania: Construir a Paz ou aceitar a Violência?
Feizi Milani aborda como a mobilização social pode construir a paz e afirma que é nossa decisão promover a qualidade da vida que nós e nossos filhos experimentaremos no futuro.
http://www.dhnet.org.br/educar/balestreri
/inquietude/feize_milani.htm#violencia
Paz nas escolas
Segurança na escola: o que é preciso?
Artigo no qual Daniel J. Flannery afirma que a prevenção à violência dentro da escolas não deve se limitar a aparato de segurança, mas sim focar a criação de uma cultura de paz.
http://novaescola.abril.com.br/ed/152_mai02/flannery.doc
A violência de que se fala e a violência que se vive
Para a psicóloga Andréia Schmidt, além da violência que vemos na TV e nos jornais, há outros tipos de violência que são vividos quase que diariamente por todos nós e que são considerados “normais”, parte da rotina do mundo.
http://www.educacional.com.br/falecom/
psicologa_bd.asp?codtexto=269
Entrevista Miriam Abramovay
A socióloga e consultora da Unesco aponta o diálogo como solução para a violência.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/treinamento/educacao/
te2406200523.shtml
Entrevista Antonio Carlos Gomes da Costa
O pedagogo faz um balanço dos 12 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente, do qual foi um dos mentores.
http://www.modusfaciendi.com.br/n_clipping/n_educacao.htm
Experiências
Educadores para a Paz
Site da ONG Educadores para a Paz. Traz textos sobre Educação para a Paz, bibliografia, agenda, notícias e relatos de experiências.
http://www.educapaz.org.br/
‘Paz em ação – promover a paz é muito mais do que dizer não à violência’
Seção do site Agência de Notícias dos Direitos da Infância – ANDI, que traz referências de publicações sobre a Paz, além de projetos e programas desenvolvidos sobre o tema.
http://www.andi.org.br/noticias/templates/boletins/
template_cafiada.asp?articleid=621&zoneid=22
‘Portas abertas para a paz’
A reportagem parte do princípio que acolher e educar são os melhores caminhos para evitar brigas, ameaças e depredações dentro das escolas.
http://novaescola.abril.com.br/ed/152_mai02/html/repcapa.htm
‘O desarme da violência’
Nesta reportagem, a prática da cidadania é apontada como ingrediente essencial para enfrentar o problema da violência.
http://novaescola.abril.com.br/ed/125_set99/html/repcapa.htm
‘Violência entre duas escolas de Belo Horizonte vira ficção’
Partindo da rivalidade existente na vida real com os alunos de outra escola, um grupo de estudantes de Belo Horizonte viu ali um bom argumento para ser explorado nas oficinas de vídeo oferecidas pela ONG Imagem Comunitária.
http://novaescola.abril.com.br/ed/125_set99/html/repcapa4.htm
Escola da periferia de São Paulo ´pacifica’ o bairro
Em vez de se falar da violência, é melhor conversar sobre a paz. A simples inversão de sentido indica a originalidade do trabalho que vem sendo feito na Escola Estadual Professor Renato de Arruda, no Jardim Carumbé, Zona Norte de São Paulo.
‘Eles se decidiram pela paz’
Escola do Distrito Federal usa peça interativa como ‘antídoto’ contra a intolerância.
http://novaescola.abril.com.br/ed/125_set99/html/repcapa9.htm
Música clássica ‘relaxa’ o ambiente em escola
A Escola Municipal Mauro Faccio Gonçalves Zacaria, nos arredores do Jardim Ângela em São Paulo, tem circuito interno tocando música clássica de segunda a quinta-feira. O objetivo é criar um ambiente de relaxamento
http://novaescola.abril.com.br/ed/125_set99/html/repcapa5.htm
Atividades extra-curriculares acalmam o recreio
O ‘ovo de Colombo’ do projeto Recreio Monitorado, que vem sendo executado em sete escolas do Distrito Federal, é estimular a participação dos alunos em atividades extracurriculares.
http://novaescola.abril.com.br/ed/125_set99/html/repcapa6.htm
Sugestões de atividades
Concurso de cartazes
Como promover com os alunos um concurso de cartazes para vivenciar e construir a cultura de paz.
http://novaescola.abril.com.br/ed/135_set00/html/aula_poster.htm
Uso de Pôsteres
Exercícios de vivência se transformam em uma meio para superar os preconceitos. Caminho importante para a construção de uma cultura de paz.
http://novaescola.abril.com.br/ed/134_ago00/html/aula_poster.htm
Documentos
Carta da Terra – Comitê Paulista para a Década da Cultura de Paz – 2001-2010
O programa, desenvolvido pela Unesco, elenca 16 princípios para a criação de uma cultura de paz.
“(...)Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações.(...)”
http://www.comitepaz.org.br/carta_da_terra.htm
Declaração e Programa de Ação sobre uma Cultura de Paz
Documento elaborado pelas Nações Unidas em 1999.
“(...)Desempenham papel-chave na promoção de uma Cultura de Paz os pais, os
professores, os políticos, os jornalistas, os órgãos e grupos religiosos, os
intelectuais, os que realizam atividades científicas, filosóficas, criativas e
artísticas, os trabalhadores em saúde e de atividades humanitárias, os
trabalhadores sociais, os que exercem funções diretivas nos diversos níveis, bem
como as organizações não-governamentais.(...)”
http://www.comitepaz.org.br/dec_prog_1.htm
Programa do Século XXI pela Paz e a Justiça
Elaborado em 1999, apresenta o que organizações da sociedade civil e cidadãos consideram os pontos mais importantes para o século XXI, expressos no Apelo de Haia.
“(...)O mundo está saindo do século mais sangrento e belicoso da história. Nos umbrais do novo século, é hora de criar as condições em que a finalidade primordial das Nações
Unidas, "preservar as gerações futuras do flagelo da guerra", possa cumprir-se. Esse é
o objetivo do Apelo de Haia pela Paz. (...)”
http://www.comitepaz.org.br/haia_1.htm
Publicações na Internet
Paz, como se faz? Semeando cultura de paz nas escolas
Neste livro editado pela Unesco, Lia Diskin e Larua Gorresio Roizman apresentam uma reflexão sobre como transformar a Cultura de Paz em realidade cotidiana. O desafio é lançado com base no respeito aos direitos humanos e em assegurar os valores fundamentais da vida democrática.
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pol_l.php?t=001
Abrindo espaços: educação e cultura para a paz
O documento, publicado pela Unesco, escreve o caminho de construção do Programa Abrindo Espaços: educação e cultura de paz, propondo atividades a serem desenvolvidas na abertura das escolas e outros espaços durante os finais de semana, no sentido de colaborar para a construção de uma cultura de paz.
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pol_l.php?t=001 |