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L. S. Vygotsky: algumas idéias
sobre desenvolvimento e jogo infantil |
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Zilma de Moraes Ramos de Oliveira |
Você já
parou para pensar na importância do jogo infantil
para o desenvolvimento da criança na faixa etária
de 0 a 6 anos? A primeira parte deste texto apresenta
importantes argumentos da teoria de Vygotsky a respeito
do desenvolvimento cognitivo.
Na segunda parte, a autora apresenta conceitos desse
mesmo psicólogo que ajudam a refletir sobre a importância
da brincadeira para o desenvolvimento infantil.
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"Segundo Vygotsky, no processo de desenvolvimento,
a criança começa usando as mesmas formas de
comportamento que outras pessoas inicialmente usaram em relação
a ela. Isto ocorre porque, desde os primeiros dias de vida,
as atividades da criança adquirem um significado próprio
num sistema de comportamento social, refratadas através
de seu ambiente humano, que a auxilia a atender seus objetivos.
Isto vai envolver comunicação, ou seja, fala."
"Vygotsky cria um conceito para explicitar o valor
da experiência social no desenvolvimento cognitivo.
Segundo ele, há uma zona
de desenvolvimento proximal, que se refere à
distância entre o nível de desenvolvimento atual
determinado através da solução
de problemas pela criança, sem ajuda de alguém
mais experiente e o nível potencial de desenvolvimento
medido através da solução de problemas
sob a orientação de adultos ou em colaboração
com crianças mais experientes."
"A brincadeira fornece, pois, ampla estrutura básica
para mudanças da necessidade e da consciência,
criando um novo tipo de atitude em relação ao
real. Nela aparecem a ação na esfera imaginativa
numa situação de faz-de-conta, a criação
das intenções voluntárias e a formação
dos planos da vida real e das motivações volitivas,
constituindo-se, assim, no mais alto nível de desenvolvimento
pré-escolar."
Publicação:
Série Idéias n.2. São Paulo:FDE, 1994.
Páginas: 43-46
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