" A psicologia sócio-histórica traz
em seu bojo a concepção de que todo Homem se
constitui como ser humano pelas relações que
estabelece com os outros. Desde o nosso nascimento somos socialmente
dependentes dos outros e entramos em um processo histórico
que, de um lado, nos oferece os dados sobre o mundo e visões
sobre ele e, de outro lado, permite a construção
de uma visão pessoal sobre este mesmo mundo."
"O ponto de partida desta nossa reflexão
encontra-se no grande valor que a teoria vygotskyana dá
ao processo de interação e, em nosso caso
específico, como educadores, às intervenções
pedagógicas e ao ensino na construção
do conhecimento."
" Quando nos referimos ao valor das interações
em sala de aula, é importante pensarmos que este referencial
não compactua com a idéia de classes socialmente
homogêneas, onde uma determinada classe social organiza
o sistema educacional de forma a reproduzir seu domínio
social e sua visão de mundo. Também não
aceitamos a idéia de sala de aula arrumada, onde todos
devem ouvir uma só pessoa transmitindo informações
que são acumuladas nos cadernos dos alunos de forma
a reproduzir em determinado saber eleito como importante e
fundamental para a vida de todos."
"Quando imaginamos uma sala de aula em um processo
interativo, estamos acreditando que todos terão possibilidade
de falar, levantar suas hipóteses e nas negociações,
chegar a conclusões que ajudem o aluno a se perceber
parte de um processo dinâmico de construção."