Esta seção traz artigos e links
que tratam do papel desempenhado por diretores e coordenadores
na organização do trabalho escolar, assim como
os desafios por eles enfrentados na gestão da escola.
Segundo as Normas Regimentais Básicas para as Escolas
Estaduais da Secretaria de Estado da Educação
de São Paulo, o "núcleo de direção
da escola é o centro executivo de planejamento, organização,
coordenação, avaliação e integração
de todas as atividades desenvolvidas no âmbito da unidade
escolar". Também estão disponíveis
artigos comentados que poderão enriquecer a sua reflexão
a respeito dessas questões.
Artigos |
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A qualidade do sistema
de ensino e a autonomia da escola. Rose Neubauer. Série
Idéias n. 16, São Paulo: FDE, 1993. p. 19-27.
Uma inter-relação:
políticas públicas, gestão democrático-participativa
na escola pública e formação de equipe
escolar. Katia Siqueira de Freitas. Em aberto n. 72, Brasília:
MEC/INEP, 2000. p.47-59.
Diretores de escola:
o desacerto com a democracia. Artemis Torres e Lindalva
Maria N. Garske. Em aberto n. 72, Brasília: MEC/INEP,
2000. p. 60-70.
A relação
entre política pública de reforma educacional
e a gestão do cotidiano escolar. Marisa Schneckenberg.
Em aberto n. 72, Brasília: MEC/INEP, 2000. p. 113-124.
Organizações
escolares: cultura, missão, mudança, estratégia,
equipe e liderança. Boudewijn A. M. Van velzen.
Mudar para melhor: pequenos passos rumo ao êxito para
todos, São Paulo: SE/APS, 1997. p. 32-37.
Administração
educacional e escolar. José Mizael Ferreira do
Vale. Série Idéias n. 16, São Paulo:
FDE, 1993. p. 107-113.
Relações
de trabalho e teorias administrativas. Lúcia E.
N. Barreto. Série Idéias n. 16, São Paulo:
FDE, 1993. p. 125-139.
A escola e seu diretor:
algumas reflexões. Elvira Cristina de Azevedo Souza
Lima. Série Idéias n. 12, São Paulo:
FDE, 1992. p. 117-124.
A organização
do trabalho como fundamento da administração
escolar: uma contribuição
ao debate sobre a gestão democrática da escola.
Romualdo Portella de Oliveira. Série Idéias
n. 16, São Paulo: FDE, 1993. p. 114-124.
Autonomia da escola
e democratização de sua gestão: novas
demandas para o gestor. Lauro Carlos Wittmann. Em aberto
n. 72, Brasília: MEC/INEP, 2000. p. 88-96.
Diretor / dirigente:
a construção de um projeto pedagógico
na escola pública. Madza Julita Nogueira. Série
Idéias n. 15, São Paulo: FDE, 1992. p. 57-67.
Mapeamento de estruturas
de gestão colegiada em escolas dos sistemas estaduais
de ensino. Marta Maria de A. Parente e Heloísa
Lück. Em aberto n. 72, Brasília: MEC/INEP, 2000.
p. 156-162.
O planejamento como
instrumento de gestão educacional: uma análise
histórico-filosófica. Maria Amélia
Sabbag Zainko. Em Aberto n.72, Brasília: MEC/INEP,
2000.p.125-140.
O planejamento do
trabalho pedagógico: algumas indagações e tentativas de respostas
. José Cerchi Fusari. Série Idéias n.
8. São Paulo: FDE, 1998. p.44-53.
Planejamento e avaliação
na escola: articulação e necessária determinação
ideológica. Cipriano Carlos Luckesi. Série
Idéias n. 15, São Paulo: FDE, 1992. p. 115-125..
O papel do diretor
de pré-escola. Waldemar Marques. Série Idéias
n. 14, São Paulo: FDE, 1992. p. 15-21.
Ação/reflexão/diálogo:
o caminhar transformador. Helenice Maria Sbrogio Muramoto.
Série Idéias n.24, São Paulo: FDE, 1994.
p.133-142.
Alternativas para
a organização do trabalho de supervisão.
Helenice Maria Sbrogio Muramoto. Série Idéias
n. 16, São Paulo: FDE, 1993. p. 145-150.
Uma
reflexão conjunta sobre o cotidiano da escola de 1º
grau. Elaine Maria Salies Landell de Moura. Série
Idéias n. 8, São Paulo: FDE, 1998. p. 25-31.
Quando o ambiente
de trabalho prejudica o desenvolvimento profissional do professor.Robert
Mioch. Mudar para melhor: pequenos passos rumo ao êxito
para todos, São Paulo: SE/APS, 1997. p. 24-43.
Como
aperfeiçoar as escolas para que mais alunos aprendam
mais. Boudewijn A. M. van Velzen. Mudar para melhor: pequenos
passos rumo ao êxito para todos, São Paulo: SE/APS,
1997. p. 1-7.
Diagnóstico
dos problemas escolares. Cartas aos professores coordenadores
pedagógicos: dilemas da prática cotidiana, São
Paulo: SE/CENP, 1999, p.15-26.
Como transformar a
rotina em desafio? Eny Maia. Acesso: revista de educação
e informática, n. 14, São Paulo: FDE, dez. 2000.
p. 19-28.
Hora de trabalho pedagógico
coletivo (HTPC).Cartas aos professores coordenadores pedagógicos:
dilemas da prática cotidiana, São Paulo: SE/CENP,1999.
p.51-62.
A
gestão da escola básica: conhecimento e reflexão
sobre a prática cotidiana da diretora de escola municipal.
Marta Luz Sisson de Castro. Em aberto n. 72, Brasília:
MEC/INEP, 2000. p. 71-87.
Participação:
exigências para a qualificação do gestor
e processo permanente de atualização. Antonio
Elizio Pazeto. Em aberto n. 72, Brasília: MEC/INEP,
2000. p. 163-166.
Perspectivas da gestão
escolar e implicações quanto à formação
de seus gestores. Heloísa Lück. Em aberto
n. 72, Brasília: MEC/INEP, 2000. p.11-33.
Desafios a serem enfrentados
na capacitação de gestores escolares. Maria
Aglaê de Medeiros Machado. Em aberto n. 72, Brasília:
MEC/INEP, 2000. p. 97-112.
Gestão escolar
e formação de diretores: a experiência
do Ceará. Antenor Manoel Naspolini. Em aberto n.
72, Brasília: MEC/INEP, 2000. p. 141-145.
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