> Sistema Documentação |
> Memorial da Educação |
> Temas Educacionais |
> Temas Pedagógicos |
> Recursos de Ensino |
> Notícias por Temas |
> Agenda |
> Programa Sala de Leitura |
> Publicações Online |
> Concursos & Prêmios |
> Diário Oficial |
> Fundação Mario Covas |
|
   |

|
A escola e seu diretor: algumas reflexões |
|
Elvira Cristina de Azevedo Souza
Lima |
Este artigo trata dos diferentes papéis
do diretor de escola e mostra sua movimentação
em relação a algumas mudanças da
estrutura educacional norte-americana e a rede de relações
existentes nessa estrutura.
Optamos por fazer uma leitura desse artigo enfocando
apenas os papéis do diretor e suas possíveis
falas. Outras leituras são possíveis.
Faça a sua e acrescente, em cada um dos papéis,
qual seria a sua fala.
1. líder pedagógico: leva o professor
a desenvolver-se profissionalmente, incentiva a tendência
inovadora, facilita ao professor a participação
em seminários e cursos etc.
Nós, diretores, também
precisamos de respaldo teórico e técnico.
|
Burocracia se aprende até
sozinho, mas um líder pedagógico precisa de trabalho
(coletivo) e colaboração para ser formado.
|
2. mediador das relações entre a Escola
e a comunidade: envolve a comunidade para que possa compartilhar
dos problemas educacionais levando-a a conhecer mais sobre
o desenvolvimento cognitivo dos filhos em relação
ao que se tem ensinado na escola, legitima as reformulações
metodológicas e pedagógicas que ocorrem
na escola.
A sala do diretor não
deve ser o regulador da disciplina. Ela precisa
ser um local aberto onde as pessoas possam entrar
livremente para mostrar as coisas que fizeram
bem-feitas.
|
Convidamos os pais que venham
para a sala de aula, espontaneamente, discorrer
sobre algum tópico de sua escolha (profissão,
hobby, país de origem etc.) ou para ler
histórias, relatar uma viagem, ou ainda
para ensinar alguma habilidade (desenho, origami
etc.).
|
3. mediador das relações entre o professorado
e a comunidade e os órgãos normativos: legitima
as ações do professorado e da comunidade
para as instâncias superiores e vice-versa.
O diretor precisa ser visível,
uma pessoa real e atuante, mesmo que isto o torne
mais vulnerável.
|
Os diretores preferem não
impor mudanças ou implantação
de novos programas, pois as decisões impostas
de cima para baixo têm, em geral, resultados
negativos, quando não catastróficos.
|
|
Clique
aqui para ler o texto na íntegra. Para isso
você precisa ter o programa Acrobat Reader. Para instalá-lo,
clique
aqui.
Publicação:
Artigo da Série Idéias n. 12. São Paulo:
FDE, 1992.
Páginas: 117-124
Para mais informações clique em AJUDA
no menu.
|
|
|
|
|
|
|