> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Café Cultural
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Bom dia
Sábado , 20 de Dezembro de 2014
 
>> Conselho de Classe/Série

Enquanto colegiados responsáveis pelo processo coletivo de acompanhamento e avaliação do ensino e da aprendizagem, conforme estabelecem as Normas Regimentais Básicas para as Escolas Estaduais da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, os conselhos de classe/série deverão possibilitar a inter-relação de profissionais e alunos, propiciar o debate sobre o processo de ensino e de aprendizagem, favorecer a integração e seqüência dos conteúdos curriculares de cada série/classe e orientar o processo de gestão do ensino, tornando-se uma importante instância de reflexão da escola. Esta seção contém artigos que discutem questões relacionadas à organização e à realização desses conselhos.

   Artigos

Conselho de classe. Cartas aos professores coordenadores pedagógicos: dilemas da prática cotidiana, São Paulo: SE/CENP, 1999. p. 39-50.

Conselho de classe: um ritual burocrático ou um espaço de avaliação coletiva? Sandra M. Zákia Lian Sousa. Série Idéias n. 25, São Paulo: FDE, 1998. p. 45-59.