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Quinta-Feira , 01 de Dezembro de 2022
>> Conselho de Classe/Série
   
 
Conselho de Classe: um ritual burocrático ou um espaço de avaliação coletiva?

Sandra M. Zákia Lian Sousa

Conselho de Classe e Série é um colegiado, no qual diretor, coordenador e professores se encontram para discutir o desempenho dos alunos. Mas quais sentidos esta instância pode adquirir? Neste artigo, a autora procura responder a esta questão, exemplificando o que ocorre nesses conselhos, através de depoimentos de professores.

Afinal, o conselho pode se tornar um momento de reflexão, quando se discute as dificuldades de ensino, de aprendizagem, adequação dos conteúdos curriculares, metodologia empregada, competências e habilidades, enfim, da própria proposta pedagógica da escola para se adequar às necessidades dos alunos, ou se restringir a um veredicto formal: aprovado ou reprovado.

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"São membros do Conselho os professores, o diretor da Escola, o coordenador pedagógico e o orientador educacional, não sendo prevista a participação do aluno."

"(...) busco explicitar a inconsistência da própria concepção de Conselho de Classe, subjacente às orientações que normatizam sua organização e funcionamento, ao associar seu sentido, essencialmente, à função classificatória da avaliação e, ainda, ao buscar contemporizar uma ênfase na avaliação como responsabilidade individual do professor com a avaliação como responsabilidade coletiva dos profissionais da Escola."

"Além de se identificarem as causas do não-aproveitamento do aluno, em determinadas disciplinas, também é nos Conselhos que são veiculadas informações sobre o caráter pessoal dos alunos e sobre seu desempenho anterior(...)"

"Espero que as falas dos professores e de outros profissionais, aqui registradas, tenham possibilitado evidenciar como o momento do Conselho, especialmente do Conselho final, é significativo para a vida escolar do aluno, pois é o espaço onde se discute e se defende o seu prosseguimento ou não para a série posterior. É o espaço onde se decide não só sobre a aprovação ou reprovação, mas também sobre a própria expulsão dos alunos da Escola."

"O Conselho de Classe, a meu ver, ganhará sentido se vier a se configurar como espaço não só possibilitador da análise do desempenho do aluno e, mais, do desempenho da própria Escola, de forma conjunta e cooperativa pelos que integram a organização escolar (professores e outros profissionais, alunos e pais), como também de proposição de rumos para a ação, rompendo-se com as finalidades classificatórias e seletiva a que tem servido."

Publicação: Série Idéias n. 25. São Paulo: FDE, 1998
Página: 45-59

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