Conselho de Classe: um ritual burocrático
ou um espaço de avaliação coletiva? |
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Sandra M. Zákia Lian Sousa |
Conselho de Classe e Série
é um colegiado, no qual diretor, coordenador e
professores se encontram para discutir o desempenho dos
alunos. Mas quais sentidos esta instância pode adquirir?
Neste artigo, a autora procura responder a esta questão,
exemplificando o que ocorre nesses conselhos, através
de depoimentos de professores.
Afinal, o conselho pode se tornar um momento de reflexão,
quando se discute as dificuldades de ensino, de aprendizagem,
adequação dos conteúdos curriculares,
metodologia empregada, competências e habilidades,
enfim, da própria proposta pedagógica
da escola para se adequar às necessidades dos
alunos, ou se restringir a um veredicto formal: aprovado
ou reprovado.
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"São membros do Conselho os professores,
o diretor da Escola, o coordenador pedagógico e o orientador
educacional, não sendo prevista a participação do aluno."
"(...) busco explicitar a inconsistência da própria concepção
de Conselho de Classe, subjacente às orientações que normatizam
sua organização e funcionamento, ao associar seu sentido, essencialmente,
à função classificatória da avaliação e, ainda, ao buscar contemporizar
uma ênfase na avaliação como responsabilidade individual do
professor com a avaliação como responsabilidade coletiva dos
profissionais da Escola."
"Além de se identificarem as causas do não-aproveitamento
do aluno, em determinadas disciplinas, também é nos Conselhos
que são veiculadas informações sobre o caráter pessoal dos alunos
e sobre seu desempenho anterior(...)"
"Espero que as falas dos professores e de outros profissionais,
aqui registradas, tenham possibilitado evidenciar como o momento
do Conselho, especialmente do Conselho final, é significativo
para a vida escolar do aluno, pois é o espaço onde se discute
e se defende o seu prosseguimento ou não para a série posterior.
É o espaço onde se decide não só sobre a aprovação ou reprovação,
mas também sobre a própria expulsão dos alunos da Escola."
"O Conselho de Classe, a meu ver, ganhará sentido se vier
a se configurar como espaço não só possibilitador da análise
do desempenho do aluno e, mais, do desempenho da própria Escola,
de forma conjunta e cooperativa pelos que integram a organização
escolar (professores e outros profissionais, alunos e pais),
como também de proposição de rumos para a ação, rompendo-se
com as finalidades classificatórias e seletiva a que tem servido."
Publicação:
Série Idéias n. 25. São Paulo: FDE, 1998
Página: 45-59
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