Esta seção contém artigos
e links que discutem a importância da formação
do professor e sugerem formas de organização
e execução de programas que visam ao constante
aperfeiçoamento dos profissionais da educação
e do desenvolvimento de competências que conduzam a
um constante aprender.
Artigos |
|
Tendências históricas do treinamento em educação.
José Cerchi Fusari. Série Idéias n. 3,
São Paulo: FDE, 1992. p. 13-27.
Funções sócio-históricas
da formação de professores da 1ª à
4ª série do 1º grau. Selma Pimenta. Série
Idéias n. 3, São Paulo: FDE, 1992. p. 35-44.
Formação contínua
e obrigatoriedade de competências na profissão
de professor. Philippe Perrenoud. Série Idéias
n. 30, São Paulo: FDE, 1998. p. 205-251.
O meu professor ideal. Loek
van Veldhüyzen and K. Vreugdenhil. Mudar para melhor:
pequenos passos rumo ao êxito para todos, São
Paulo: SE/APS, 1997. p. 8 a 23.
Ciranda, faz-de-conta e companhia:
reflexões acerca da formação de professores
para a pré-escola. Zilma de Moraes Ramos de Oliveira.
Série Idéias n. 7, São Paulo: FDE, 1995.
p. 17-24.
Aspectos práticos e teóricos
da formação do educador de creche/pré-escola.
Maria Noemi de Araújo. Série Idéias n.
7, São Paulo: FDE, 1995. p. 25-33.
Como aperfeiçoar as escolas
para que mais alunos aprendam mais. Boudewijn, A. M. van
Velzen. Revista mudar para melhor: pequenos passos rumo ao
êxito para todos, São Paulo: SE/APS, 1997. p.
1-7.
Quando o ambiente de trabalho prejudica
o desenvolvimento profissional do professor. Robert Mioch.
Mudar para melhor: pequenos passos rumo ao êxito para
todos, São Paulo: SE/APS, 1997. p. 24-43
Links |
|
Profissionalização e desenvolvimento de ciclos de aprendizagem
Philippe Perrenoud
www.unige.ch/fapse/SSE/teachers/perrenoud/php_main/php_1999/
1999_36.html |