"Os vários segmentos profissionais da Creche/Pré-Escola
devem oferecer às crianças um espaço de
aprendizagem onde elas possam se movimentar, manipular, cheirar
e visualizar os objetos; possam explorar o ambiente, interagir
com as outras crianças e com os adultos; possam também
ficar sozinhas e brincar.
Aqui é importante sublinhar que o brincar não
tem só uma função lúdica, mas
também educativa. Brincando, as crianças podem
vivenciar experiências, registrar várias informações..."
"No sentido de fazer o educador de creche perceber
a amplitude do seu trabalho, de forma integrada, onde o eixo
que permeia as várias atividades desenvolvidas na Creche/Pré-Escola
é o educativo, propomo-nos realizar um treinamento
no qual, em um primeiro momento, exista uma interação
educador-educador e educador-bairro-comunidade. Conhecer a
natureza do trabalho, a importância de cada profissional
e as implicações de suas atividades para a Creche/Pré-Escola
como um todo é também objetivo desse treinamento."
"De um modo geral, o adulto está o tempo todo
intervindo no processo de aprendizagem das crianças
e não apenas quando interage diretamente com elas.
Portanto, investir na formação do educador é
também evidenciar o papel de cada profissional da creche
e a forma como cada um pode intervir mais adequadamente no
processo de desenvolvimento das crianças. Nesta direção
não basta o educador gostar de criança, ele
precisa conhecê-la. Conhecer a criança de zero
a seis anos como sujeito de sua ação, mas que
necessita do auxílio do adulto para colaborar nas suas
descobertas, considerando que a Creche/Pré-Escola visa
mais do que à guarda, à saúde e à
alimentação. A sua educação também
é algo valorizado por nós."